Frieza e precisão: câmeras mostram comerciante sendo executado por atiradores de colete na Compensa; veja vídeo

15 de julho de 2025 às 19:23 - Horário de Manaus

Por VizinhoTV Para o Vizinho TV

MANAUS (AM) – O comerciante Silas Barbosa, de 43 anos, conhecido por ser proprietário do Mercadinho Bom Jesus, foi executado com diversos tiros na noite desta segunda-feira (14), por volta das 22h, na Rua Almeida Garret, comunidade Vila Marinho, bairro Compensa, zona Oeste da capital.

De acordo com testemunhas, Silas estava em frente ao seu estabelecimento, conversando com um amigo identificado como Douglas, quando um carro preto se aproximou em baixa velocidade. Dois homens estavam no veículo. Um deles desceu, sacou uma arma e atirou diversas vezes contra os dois, sem dizer uma palavra.

Silas morreu a caminho do hospital

Silas chegou a ser socorrido por vizinhos e levado ao SPA Joventina Dias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada na unidade. Já Douglas foi atingido por pelo menos um disparo e foi transferido em estado gravíssimo para o Hospital 28 de Agosto, onde segue internado sob cuidados intensivos.

Câmeras registraram o momento do crime

Imagens de segurança próximas ao local flagraram toda a ação criminosa. No vídeo, é possível ver o momento exato em que o carro se aproxima e o atirador executa Silas com frieza. O material já está em posse da Polícia Civil e pode ajudar na identificação dos criminosos.

VEJA O VÍDEO:

Possível envolvimento com agiotagem

Segundo relatos de moradores e vizinhos, Silas era conhecido também por emprestar dinheiro a juros — prática popularmente chamada de agiotagem. Apesar de ser respeitado por ajudar financeiramente pessoas da comunidade, ele era rigoroso na hora de cobrar, o que pode ter causado conflitos.

Fontes da Polícia não descartam a hipótese de que a execução tenha relação com atividades financeiras informais. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investiga o caso e colhe depoimentos na região.

Terceiro caso semelhante na região

Com a morte de Silas, este já é o terceiro assassinato com possíveis ligações à agiotagem registrado na região da Vila Marinho apenas em 2025. Em um dos casos anteriores, a vítima foi executada dentro de um carro; em outro, dois homens foram mortos a tiros na Compensa.

A Polícia Civil não confirma, por ora, se os crimes têm relação entre si, mas trabalha com a hipótese de que possa haver uma disputa entre grupos envolvidos em cobrança de dívidas ou crimes financeiros.

Investigação segue em andamento

A DEHS pede que qualquer pessoa com informações sobre os autores da execução entre em contato, de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181.