Finalizando sua visita ao Sul do Amazonas, a pré-candidata ao Governo do Estado pelo Partido Liberal (PL), Professora Maria do Carmo, esteve neste domingo (3/8) em Apuí, município conhecido por sua forte vocação para a pecuária e produção agrícola. Apesar do grande potencial econômico, a região enfrenta sérias dificuldades para expandir seus negócios devido à burocracia no licenciamento ambiental e aos entraves na regularização fundiária.
“A gente quer produzir, quer trabalhar, gerar emprego e riqueza, mas não recebemos apoio e nem capacitação. Tudo é fruto do nosso suor e ainda somos tratados como bandidos pelo poder público. Queremos nos regularizar, mas falta oportunidade e boa vontade para nos ajudar”, desabafou o produtor rural Jocenei da Silva, reforçando a insatisfação da classe produtora com a falta de políticas públicas efetivas.
Em diálogo com lideranças e famílias da região, Maria do Carmo afirmou que o fortalecimento do agronegócio no Amazonas será uma das prioridades do seu futuro Plano de Governo.
“É possível e é necessário. O Amazonas hoje importa alimentos de estados vizinhos para alimentar os amazonenses, sendo que temos uma enorme capacidade para suprir a necessidade da nossa gente e até virar um grande polo exportador, aliando desenvolvimento e sustentabilidade. O que falta é competência e vontade política para tornar isso realidade”, destacou a pré-candidata.
Apoio político e mobilização popular
Contrariando a narrativa da oposição, que se diz “dona do interior do Amazonas”, Maria do Carmo foi recebida com entusiasmo por uma comitiva de vereadores, pelo ex-prefeito Admilson Nogueira e por centenas de apoiadores da direita no município. A agenda foi organizada pelos empresários Paulo Mates (presidente do PL Apuí) e Cesinha, além dos vereadores Fernando Piazão e Adílio Lima (Adílio Mototáxi).
“A direita vem muito forte em Apuí. A cada dia a população entende que esse é o caminho para libertar o nosso povo da má política, que nos escraviza e impede o crescimento das pessoas”, afirmou Paulo Mates.
Carreata “Reaja, Brasil” reúne apoiadores
Durante a passagem pela cidade, Maria do Carmo participou da carreata “Reaja, Brasil”, movimento nacional em defesa da liberdade e da democracia. A mobilização percorreu as principais ruas de Apuí e encerrou com um grande encontro entre filiados do Partido Liberal, lideranças políticas locais e simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Esse foi só o começo de um movimento que vem forte aqui no Amazonas e em todo o Brasil. É por Bolsonaro e por todos os brasileiros que acreditam na liberdade e num país melhor e mais justo”, reforçou Maria do Carmo.
Próxima agenda em Manaus
Logo mais, a partir das 16h, a pré-candidata participa de um ato na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, que reunirá todos os mandatários do PL no Estado. O evento promete marcar a unidade da legenda e apresentar as principais diretrizes que vão nortear a campanha nas eleições de 2025.