Governador Wilson Lima acompanha envio de luminárias e estado atinge a meta de 100% de cobertura do Ilumina+ Amazonas no interior

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta sexta-feira (19/09), o envio das últimas remessas de luminárias de LED destinadas ao interior do Amazonas, concluindo o programa Ilumina+. Com essa etapa, todos os 61 municípios do estado passam a contar com iluminação pública moderna, tornando o Amazonas pioneiro no país na universalização da tecnologia LED, que alia eficiência, economia e mais segurança para a população.

“Essa é uma iluminação de qualidade, que ilumina mais, economiza energia e contribui de forma significativa para o meio ambiente. Agora, à noite, os municípios do interior estão praticamente como se fosse dia. Isso não só embeleza as cidades, como também aumenta a segurança, permitindo que comerciantes e ambulantes permaneçam mais tempo nas ruas”, destacou o governador.

O novo lote de luminárias contemplou os municípios de Coari, Nova Olinda do Norte, Anamã e a comunidade Sucunduri, em Apuí. Em Nova Olinda do Norte, as 1.669 luminárias já começaram a ser instaladas. Em Anamã, os 483 pontos de LED também começam a operar a partir deste sábado (20/09). Coari receberá 4.595 luminárias, com início da instalação previsto para 1º de outubro, enquanto a comunidade Sucunduri receberá 381 luminárias, com execução programada para 25 de outubro.

O investimento nesta fase do programa foi de R$ 18,7 milhões. Somando-se às etapas anteriores, o Ilumina+ Amazonas já contabiliza mais de 110,9 mil pontos de LED, beneficiando não apenas todos os municípios do interior, mas também 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas. Desde seu lançamento, em 2022, o programa substitui lâmpadas antigas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas por luminárias modernas de LED, que podem reduzir o consumo de energia em até 60%, têm maior durabilidade, menor impacto ambiental e proporcionam mais segurança à população.

Para o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, o Ilumina+ representa um marco para o interior do estado. “Com a última remessa, completamos todos os 61 municípios com iluminação em LED. É um programa que gera economia para os municípios, melhora a segurança e transforma a vida da população, permitindo que as pessoas ocupem mais as ruas e aproveitem melhor os espaços públicos”, afirmou.

O vice-prefeito de Coari, Emanoel Pinheiro, destacou a importância da iniciativa. “São 5 mil lâmpadas de LED que serão instaladas na região urbana do nosso município. Há anos, Coari sofria com problemas na iluminação pública. Com o apoio do governador e da UGPE, o Ilumina+ Amazonas vai transformar a realidade da nossa cidade”, declarou.

Investimento em infraestrutura também é prioridade

Durante a agenda, o governador Wilson Lima assinou ainda a ordem de serviço para o início da recuperação do sistema viário de Tapauá, com investimentos de R$ 11 milhões pelo programa Asfalta Amazonas. As obras incluem recapeamento e melhorias em ruas e avenidas, reforçando o compromisso do governo com a infraestrutura e o desenvolvimento dos municípios do interior.

O prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade, enfatizou o impacto do investimento. “A infraestrutura é fundamental para o interior, porque garante o direito de ir e vir do cidadão. Quero parabenizar o Governo do Estado e o governador Wilson Lima pelo trabalho que têm feito em prol do Amazonas”, afirmou.

Publicidade

DESTAQUES

Família vai pra porrad4 na frente do HPS Platão Araújo por conta do corpo do parente que morreu: “o corpo vai lá pra casa”; veja vídeos
“Onde o filho chora e a mãe não vê”: paraense vai para a guerra na Ucrânia e chora ao ser capturado: “Mentiram pra mim”; veja vídeo
Tramitação da PEC do fim da escala 6×1 continua travada no Senado Federal
Governo Roberto Cidade apresenta resultados da operação Segurança Presente que apreendeu mais de duas toneladas de drogas em Coari
Absurdo: homem coloca mulher para mam4r no meio da rua em Carauari (AM); veja vídeo
Prazo para pagamento da taxa do Enem 2026 termina nesta segunda-feira (22)
Festival de Parintins 2026: Garantido emociona o Bumbódromo em ensaio técnico aberto ao público
Paraense relata arrependimento após ser detido em conflito entre Rússia e Ucrânia
Técnica de enfermagem sai do plantão e é atropelada junto com o companheiro na avenida Djalma Batista em Manaus; veja vídeo
Roberto Cidade cresce e consolida liderança técnica em nova pesquisa para o governo
“Fiquei toda quebrada”, diz ex-Rainha do Guaraná após ataque do companheiro que foi preso e solto em audiência de custódia; veja
Homem é encontrado morto com marcas de tiros em área de mata em Itacoatiara no Amazonas
Anvisa reduz suspensão e libera parte dos produtos da Ypê após apresentação de laudos
Casal fica ferido após acidente entre carro e motocicleta na Avenida André Araújo em Manaus
Vídeo mostra Rocam salvando Pato Rouco amarrado e todo quebrado na hora em que iria ser executado no Educandos; veja.
video mostra idoso suportando dor sem saber que só sobrou o osso da perna pra fora após ser atropelado; veja