Em uma abordagem policial rotineira no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus, um adolescente de 19 anos foi detido na manhã desta sexta-feira (15) por uso de maconha, durante operação da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam).
O jovem, que usava uma camisa com a inscrição “157” referência ao artigo do Código Penal que tipifica furto, chamou atenção do sargento Costa Andrade, da PM-AM. O policial questionou diretamente: “Você é ladrão pra estar usando essa camisa?”, enquanto revistava o suspeito e confirmava a posse de entorpecente.
A cena, ganhou contornos familiares quando a sogra, o sogro e o namorado do adolescente chegaram ao local. Até então, a família demonstrava aceitação da relação do jovem, com interações afetuosas e apoio inicial à situação.
No entanto, ao serem informados de que o “genro” havia sido flagrado fumando maconha, o sogro reagiu com indignação, desferindo um tapa no rosto do filho e arrastando-o para longe, sob olhares de outros policiais.
Não houve registro de violência por parte da PM, e o adolescente foi liberado com orientação, sem prisão em flagrante. A operação faz parte de ações ostensivas contra o uso de drogas em áreas periféricas, segundo nota da PM-AM.