Cerca de 249 mil contribuintes que estavam na malha fina e regularizaram pendências terão as restituições liberadas nesta sexta-feira (28), com o pagamento do lote de novembro pela Receita Federal. O lote também inclui valores residuais de anos anteriores.
Ao todo, 214.310 pessoas receberão R$ 494,09 milhões, sendo R$ 296,95 milhões destinados a contribuintes com prioridade no reembolso. Entre eles, estão 138.164 declarantes que utilizaram a declaração pré-preenchida e, ou optaram por receber via Pix, além de idosos, professores, pessoas com deficiência ou doença grave e contribuintes acima de 80 anos.
Outros 30.867 contribuintes sem prioridade também terão valores liberados após deixarem a malha fina.
A consulta está disponível desde o dia 21 no portal da Receita Federal. Basta acessar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. O serviço também pode ser acessado pelo aplicativo da Receita.
O pagamento será feito na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o valor não seja creditado por problemas como conta desativada, a quantia ficará disponível por um ano no Banco do Brasil, podendo ser resgatada pelo Portal BB ou pelos telefones de atendimento. Após esse período, o contribuinte deverá solicitar o valor diretamente no e-CAC, no campo de restituição não resgatada.