Projeto relatado por Plínio Valério cria Fundo Nacional e amplia recursos para 18 milhões de brasileiros com deficiência

BRASÍLIA – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, o relatório favorável do senador Plínio Valério (PSDB-AM) ao projeto apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) que cria o Fundo Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FNPD). A proposta, aprovada em caráter terminativo, segue agora diretamente para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de passar pelo Plenário do Senado, salvo recurso.

O novo fundo prevê uma fonte permanente de financiamento para políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência, segmento que reúne cerca de 18 milhões de brasileiros. O objetivo é ampliar investimentos em áreas como acessibilidade, inclusão no mercado de trabalho, educação, saúde e tecnologia assistiva.

Dedução no Imposto de Renda para doações

Um dos pontos centrais do projeto é a autorização para que contribuintes possam destinar até 1% do Imposto de Renda devido para os fundos municipais, estaduais e nacional de apoio às pessoas com deficiência. A regra segue o mesmo modelo já aplicado em áreas como infância, terceira idade, cultura e esporte, onde a doação direta tem impulsionado programas sociais em todo o país.

Com essa mudança, pessoas físicas e jurídicas poderão fazer doações durante a declaração anual de imposto, fortalecendo a captação de recursos e tornando o financiamento mais previsível e transparente.

Ampliação do prazo de vigência

Relator da matéria na CAE, Plínio Valério acolheu sugestão apresentada pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e ampliou o prazo de vigência do incentivo fiscal. A versão original previa que as deduções valeriam apenas até dezembro de 2023. No relatório inicial, Plínio havia estendido o prazo até 2027, mas, com o avanço do projeto e a defasagem dos anos, o novo texto estabelece validade até dezembro de 2029.

“A redação original do projeto previa que as doações poderiam ser realizadas por quatro anos, terminando em 2023. Apresentamos uma emenda de Relator estendendo para 2027. Agora, para preservar a intenção do projeto e atualizar sua vigência, ajustamos o prazo para dezembro de 2029”, explicou Plínio Valério.

Impacto nacional

A criação do FNPD é vista por organizações do setor como uma das principais pautas do ano para a política de inclusão. Atualmente, a maior parte dos programas de apoio depende de orçamentos irregulares, convênios e editais, o que gera descontinuidade e falta de previsibilidade.

Com o novo fundo, o governo federal terá uma base estável de financiamento, permitindo planejamento de longo prazo em iniciativas como:

  • implementação de tecnologias assistivas;

  • ampliação de centros de reabilitação;

  • projetos de mobilidade e acessibilidade urbana;

  • campanhas de combate ao capacitismo;

  • capacitação profissional e inclusão produtiva.

Representantes de entidades ligadas à causa comemoraram a aprovação, afirmando que o texto corrige um “vazio histórico” no financiamento de políticas para pessoas com deficiência.

O projeto agora aguarda análise da Câmara dos Deputados.

Publicidade

DESTAQUES

Filho mata mãe cadeirante de 82 anos a facadas por causa de drogas no bairro Cachoeirinha, em Manaus; veja vídeos
Operação de guerra da 30ª Cicom prende Rogerinho “Playboy”, o “juiz do tribunal do crime” do CV-AM em Manaus; veja vídeo
“Ele vinha sendo ameaçado”: irmão do vigilante apresenta versão sobre homicídio na Betânia; veja vídeos
Vídeos mostram mulher sendo punida e pedindo desculpas após agredir adolescente inocente em Parintins; veja
Difusora do Amazonas anuncia Daniel Anzoategui no comando do horário das 7h
Wilson Lima lança novo portal “Saúde AM em Tempo Real” que permite acompanhar a saúde pública em tempo real no Amazonas
“Comparsa fugiu, sobrou pra ele”: ladrão é espancado por populares após tentativa de assalto a pizzaria na Cidade Nova, em Manaus; veja vídeo
Vulgo “Dino” é levado de moto, se afogando no próprio sangue após levar vários tiros e morre no hospital de Maués; veja vídeos
Saiba quem é Alana garota de programa executada por vigilante durante briga de vizinhos na Betânia; veja vídeos
Novo vídeo mostra vigilante agredindo Alana dias antes do assassinato no Betânia; veja vídeo
“É tragédia anunciada”: prédios do Viver Melhor têm rachaduras infiltrações que ameaçam desabar no Lagoa Azul; veja vídeos
Tudo filmado: população desce a porrada e afoga ladrões no esgoto na Cidade Nova; veja os vídeos
“Pix ou Print”: mulher que seduzia homens e chantageava prometendo mandar print para as esposas é presa em Borba; veja vídeo
EMBOSCADA MORTAL: Empresário é surpreendido por pistoleiros e executado a tiros no Cidade Nova; veja
“Com saco batendo no joelho”: população faz ladrão correr pelado pelas ruas de Manacapuru; veja vídeo
REVOLTANTE: Homem é preso após dar soc0 na barriga de criança autista no Centro de Manaus; veja vídeo