Manaus – Janderson Morais, conhecido como “Japa”, foi preso nesta quarta-feira (4), suspeito de matar a facadas o tripulante Claudeney Barbosa dentro da embarcação FR Bolt Esmeralda, ancorada em um porto privado de Manaus. Informações preliminares apontam que a motivação do crime teria sido uma discussão envolvendo a chave de um armário, já que ambos trabalhavam no barco.
A embarcação tinha saída prevista da capital amazonense com destino ao município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus) no próximo sábado (7). Segundo a polícia, o crime teria ocorrido durante a madrugada, enquanto a vítima descansava em uma rede. Janderson, que estava foragido desde então, teria desferido duas facadas contra Claudeney.
A morte só foi confirmada por volta das 5h, quando outros tripulantes encontraram o corpo e acionaram as autoridades. Policiais militares realizaram o isolamento da área, e equipes da Polícia Civil iniciaram as diligências para localizar o suspeito, que acabou sendo encontrado e preso horas depois.
Peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica realizaram os primeiros exames ainda dentro da embarcação. Em seguida, o corpo de Claudeney Barbosa foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos legais.

A Polícia Civil do Amazonas informou que o caso segue sob investigação para esclarecer todos os detalhes da dinâmica do crime e confirmar oficialmente a motivação do homicídio.
.