No último sábado (2) ocorreu a 2°edição do evento MMA amador dos caminhoneiros em presidente Figueiredo, o evento ocorreu na comunidade jardim floresta na BR 174, o que movimentou o município, o evento contou com apoio do vereador Dione Carvalho que sempre apoiou a classe esportiva de Manaus e também do Amazonas.
Um dos destaques foi o projeto Elite Taveira que levou 2 atletas para representar o projeto, um dos alunos do projeto foi Thiago Santos, 14 anos peso 55kg, que é faixa verde de jiu-jítsu e agora está no mma amador, Thiago saiu como campeão da noite. Outro atleta do projeto Elite Taveira que foi destaque e campeão foi Rodrigo Castro do Nascimento de 26 anos, 55kg, que já tem um histórico já em lutas na cidade de Manaus, Rodrigo Castro e faixa azul de jiu-jítsu e no MMA Amador tem 2 lutas e 2 vitórias.
Elite Taveira é um projeto social sem fins lucrativos, que hoje ampara 100 criança e jovens, o projeto está situado na Novo Aleixo, zona norte de Manaus e tem como Presidente Djeimison Taveira.
Um dos campeões da noite foi Raphael Gustavo Oliveira dos Santos de 14 anos – peso 67Kg, que foi campeão com uma finalização em seu adversário, Raphael é filho do vereador Dione Carvalho, o atleta teve um intenso treinamento de preparo para o campeonato, que contou com horas de treinamento pesado.
Outro atleta de destaque da 2°edição do Campeonato de MMA Amador foi Marcilio Gonçalves que também foi campeão com uma finalização em seu adversário, Marcilio e filho adotivo do vereador Dione Carvalho.
O evento foi destaque nas redes sociais, contou com transmissões ao vivo em vários portais de Manaus, segundo os organizadores o evento serve como uma vitrine para grandes atletas, sendo que muitos atletas já estão com convites de participarem de eventos nacionais de MMA.
O vereador Dione Carvalho que é faixa marrom de Karatê destacou a importância das artes marciais.
“As artes marciais têm se mostrado muito importantes para o autocontrole e disciplina, além de serem práticas benéficas à saúde, como qualquer outro esporte”, afirma o vereador
O vereador, teve seu grande mestre Kazuteru Noguchi como inspiração no esporte e na vida; ele é considerado o pai do karatê no Amazonas e faleceu em 2022. Noguchi dedicou grande parte da sua vida aos ensinamentos de valores inerentes ao esporte, à cidadania, ao convívio social, e à formação de caráter de seus inúmeros alunos que tiveram o prazer de aprender a arte milenar.
Mestre Noguchi era faixa preta quinto dan de Judô, mas o Karatê realmente é que foi sua paixão. Graduado no terceiro dan na arte karateca, Noguchi fundou em 1966 uma academia no antigo clube União Esportiva Portuguesa, na Avenida Joaquim Nabuco, onde vários alunos receberam seus ensinamentos.
Noguchi teve as primeiras aulas de karatê do estilo shotokan, mas migrou ao kyokushin, arte mais rígida e agressiva disseminada pelo mestre coreano Masutatsu Oyama.