Apontada como favorita, Giselle Falcone Medina disputará vaga de desembargadora pela OAB em eleição histórica no Amazonas

26 de outubro de 2025 às 01:02 - Horário de Manaus

Por Redação Para o Vizinho TV

A advogada e juíza eleitoral pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Giselle Falcone Medina, entrou oficialmente na disputa pela vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), pelo Quinto Constitucional da advocacia. Acompanhada de apoiadores e amigos, a magistrada compareceu à sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), na tarde desta quinta-feira (23), e protocolou sua candidatura. A expectativa é que a vaga, antes ocupada pelo magistrado Domingos Jorge Chalub Pereira, e que representa a OAB na corte, pela primeira vez na história do Amazonas, seja ocupada por uma mulher.

Giselle Falcone possui mais de 25 anos de atuação como advogada e também ocupou cargos estratégicos em importantes instituições públicas, garantindo experiência em diferentes áreas do sistema de justiça. “Estou segura para ocupar um lugar no Quinto, pois minha carreira como advogada me preparou para o mercado, me abriu a oportunidade de conhecer as nuances dos diversos sistemas, jurídico, eleitoral etc. Eu tive a chance de atuar em diferentes segmentos, na Defensoria Pública, na PGE [Procuradoria Geral do Estado], no próprio TJ-AM, como diretora de secretaria, e a soma de todas essas experiências é o que garantiu que eu conquistasse confiança no meu desempenho como juíza. É uma grande responsabilidade, devo tudo isso a minha história profissional”.

Segundo a candidata, que por duas vezes representou a classe dos juristas no pleno do TRE-AM, a sociedade tem uma dívida histórica para com as mulheres. “Abrir espaço para novas desembargadoras é um compromisso com a diversidade de falas e de pensamentos. Algo necessário ao poder Judiciário, espaço predominantemente masculino historicamente. Tem sido um desafio tornar efetivas as ações afirmativas de gênero, mas seguimos batalhando e mais longe já estivemos”, afirmou Falcone.

A primeira etapa do Quinto Constitucional é a consulta direta às advogadas e advogados, e já tem data marcada: 19/12/2025, no horário entre 09:00 e 17:00 horas, em local a ser definido pela Diretoria do Conselho Seccional.

Pela primeira vez, a OAB-AM decidiu pela paridade de gênero entre advogados e advogadas, portanto, a lista será composta obrigatoriamente por três mulheres e três homens, assegurando representatividade equilibrada.