Neste Domingo foi dia de festa no Estádio Roberto Simonsen (SESI). Manaus e Amazonas se enfrentaram na grande final do Campeonato Amazonense e o Gavião levantou a taça pela sexta vez nos pênaltis.
Apesar do apagão que atingiu capital e região, a torcida aproveitou a tarde ensolarada e lotou o estádio. A bola rolou com uma hora de atraso com as duas equipes em busca do resultado.
Favorito ao título, o Amazonas saiu na frente do placar aos 11 minutos do primeiro tempo.
Diego Torres acionou William Barbio pela esquerda e o camisa 19 chutou cruzado na saída do goleiro Vinícius.
A partida pegou fogo no segundo tempo após uma confusão entre os jogadores e membros da comissão técnica das duas equipes, resultando na expulsão de Alan Patrick, do Manaus, e um preparador físico do Amazonas.
O Gavião não desistiu e o gol do empate veio dos pés do artilheiro Rafael Ibiapino. Aos 36 minutos, Bombado ganhou na disputa de bola e deu uma enfiada para o camisa 11 marcar.-
Os jogadores da Onça-Pintada reclamaram de impedimento, mas o gol foi validado.
O tempo regulamentar terminou em 1 a 1 e o campeão amazonense foi decidido nos pênaltis. Das quatro cobranças batidas, apenas Jô e Álvariño converteram para o Amazonas.
Do lado do Manaus, Renanzinho, Bombado, Milano e Vinícius Leandro balançaram as redes.
Esta é o sexto título estadual do Gavião do Norte, tendo conquistado também em 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022. Além do troféu, a equipe garantiu as vagas da Copa do Brasil, Série D do Camnennato Brasileiro e Cona Verde em 2025