Candidato Raione Cabral é preso distribuindo dinheiro em Coari; veja os vídeos

02 de outubro de 2024 às 14:57 - Horário de Manaus

Por Redação Vizinho TV Para o Vizinho TV

Mesmo defendendo a moralidade e dizendo que precisa ser prefeito de Coari para acabar com a corrupção, o candidato Raione Cabral, foi preso hoje na cidade, distribuindo dinheiro, inclusive com vídeos nas redes sociais.

Ele foi levado pela Polícia Federal, lembrando que a prática é crime eleitoral previsto em LEI, que pode acabar em cassação da candidatura dele.

VEJA OS VÍDEOS

ENTENDA O QUE É CRIME

Candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador podem realizar propaganda eleitoral. A divulgação pode ser feita nas ruas, na internet (propaganda geral) e no horário eleitoral gratuito. Mas atenção: embora sirvam para promover as candidaturas e apresentar propostas ao eleitorado, existem diferenças entre essas duas modalidades. 

Propaganda x horário eleitoral gratuito 

Mas distribuir dinheiro é abuso de poder econômico e crime.

A segunda diz respeito à amplitude da veiculação de materiais e de conteúdos político-eleitorais. A propaganda geral pode ser feita nas ruas e na internet. Já a exibição do horário eleitoral gratuito é restrita às emissoras de rádio (incluindo as comunitárias) e de televisão que operam em VHF e UHF e nos canais de TV por assinatura que estão sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das assembleias legislativas ou das câmaras municipais. 

O que há de novidade? 

As grandes novidades para as Eleições Municipais de 2024 foram introduzidas pela Resolução TSE nº 23.732, que alterou a Resolução TSE nº 23.610/2019. O uso da inteligência artificial (IA) e a realização das lives eleitorais são algumas das novas regras contidas na norma, que também traz atualizações nos artigos que tratam da desinformação eleitoral, do impulsionamento de conteúdos político-eleitorais, do tratamento de dados pessoais e do exercício do poder de polícia pelas juízas e pelos juízes eleitorais. 

Conheça, a seguir, as principais regras que devem ser seguidas pelas pessoas que almejam conquistar um cargo eletivo no pleito, marcado para os dias 6 (1º turno) e 27 de outubro (eventual 2º turno).