MANAUS – O Centro de Cooperação da Cidade (CCC), órgão de monitoramento da Prefeitura de Manaus, registrou 6,5 mil ocorrências durante o mês de julho deste ano. Entre as principais causas dos chamados, além das relacionadas ao trânsito, destacaram-se as ocorrências ou princípios de incêndios. Dos 115 chamados para o 199 da Defesa Civil municipal, 26 foram referentes a casas de alvenaria e madeira, principalmente na zona oeste da capital. Os dados tiveram sua coleta finalizada às 10h00 do dia 31.
De acordo com o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil de Manaus, Gladiston Silva, com o fim do “inverno amazônico” e o início do “verão amazônico”, as altas temperaturas tornam as residências, especialmente as de madeira, mais suscetíveis a princípios de incêndio.
“Para que isso ocorra basta que haja o contato, por exemplo, de fios de eletricidade superaquecidos com a madeira, ou curto-circuito provocados por excesso de aparelhos ligados em um mesmo elemento de transmissão. Em razão do ressecamento extremo dos materiais, quando o incêndio se inicia, ele encontra as condições necessárias para se propagar rapidamente, colocando a vida das pessoas em risco, principalmente quando isso ocorre em aglomerados residenciais” explicou Silva.
Gladiston também alerta a população sobre os cuidados necessários durante este período para evitar incêndios.
“Pedimos que a população evite o uso de mais de um aparelho elétrico/eletrônico em uma mesma tomada, evitando-se assim o uso do chamado ‘benjamin’ ou extensão. Também alertamos para o cuidado com o uso de ar-condicionado e ventiladores, sendo estes os principais equipamentos utilizados mais frequentemente no verão”, pontuou.
Em caso de incêndio, a Defesa Civil recomenda que as pessoas entrem em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou com a Defesa Civil de Manaus pelo telefone 199.
Trânsito e Transporte
Outra questão da qual chamou a atenção no Sistema de Monitoramento foram as 4.597 ligações relacionadas ao trânsito nas ruas de Manaus. O número de acidentes ainda está entre as principais chamadas para o 0800 092 1188, somando 696 ocorrências, onde há uma redução comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 833 acidentes.
Estacionamento irregular também teve uma maior controle em comparação a julho de 2023, totalizando 598 episódios, enquanto no ano passado foram registradas 604 irregularidades. Dentre as infrações, estacionamento em vaga de idoso, de PcDs e em locais proibidos estão no topo da lista. Em relação à mobilidade, julho fechou com 174 eventualidades.
Para o superintendente do CCC, Sandro Diz, o sistema de monitoramento tem sido um diferencial tanto para a população quanto para as equipes que atuam no prédio da central.
“A cada ano, a Prefeitura de Manaus tem aprimorado o sistema para oferecer um serviço de qualidade, eficaz e eficiente, tanto para as equipes da administração pública quanto para a população que utiliza os serviços. Os dados nos auxiliam, principalmente nas estratégias de prevenção”, afirmou Diz.
Direitos Humanos
Outro serviço de grande importância para a Prefeitura de Manaus é o de Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). A equipe da qual atua na sede do CCC registrou 66 denúncias em julho, relacionadas a abandono de incapaz, abuso e exploração sexual, exploração do trabalho infantil e maus-tratos. Essas informações norteiam a secretaria para criar mecanismos que possam inibir e combater essas práticas na cidade, assegurando o direito das crianças e adolescentes de Manaus.
Segurança Pública
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, registrou 1.576 ocorrências em julho, um aumento significativo em relação ao mesmo período em 2023, quando foram registradas 486 ocorrências.
Telefones para emergências
- Defesa Civil de Manaus: 199
- Trânsito: 0800 092 1188
- Transporte: 118
- Guarda Municipal: 153
- Direitos Humanos: 0800 092 6644 ou 100
