Com a temática esse ano no VII PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE POEMAS NA EJA.
Poetizando na EJA: ” Nas Beiradas ao Beiradão” a Prefeitura de Manaus, por meio da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará, na noite desta quarta-feira, 22/10, o VII Concurso de Poemas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na escola municipal Presidente João Goulart localizada , zona Norte. A ação contará com a presença de mais 300 estudantes de cinco unidades de ensino que trabalham com a EJA na DDZ Norte.
A atividade, realizada desde é realizada desde 2018, tem como objetivo incentivar a leitura por meio das poesias e, com isso, possibilitar o desenvolvimento intelectual em ambiente escolar prazeroso, lúdico e agradável dos estudantes da EJA da DDZ Norte.
“Essa ação vem ao encontro da proposta pedagógica da EJA da Semed no que tange à promoção da educação integral dos estudantes atendidos nesta modalidade, porque aqui estão sendo trabalhados vários aspectos, como a música, a poesia, a criatividade dos alunos, e atrelado a isso o conhecimento também, mas de uma maneira diferenciada.
A dinâmica do concurso começa com a produção de 50 trabalhos poéticos nas escolas, onde acontece a primeira seletiva das melhores poesias. Em seguida acontece as seletivas para escolha dos melhores poemas premiados na solenidade do VII concurso de poemas.
O concurso surgiu como estratégia pedagógica para diminuir os índices de abandono escolar nessa modalidade de ensino, ocasionada por diversos fatores ligados à realidade desses alunos.
“Esse projeto surgiu da necessidade de fortalecer muito mais esse trabalho realizado com a educação de jovens e adultos aqui na DDZ Norte, visto a realidade que cerca os alunos, pela dificuldade desses estudantes dentro da escola e para diminuirmos o abandono escolar nessa modalidade de ensino nas escolas que trabalham com a EJA. A ideia deste concurso é justamente essa: atrair, fazer com que eles se encantem mais e mais com as atividades pedagógicas, com seus estudos e não desistam”, Diz uma das organizadoras do evento a Professora Adria Nascimento.
Esse ano o grande Homenageado será o cantor e compositor Hadail Mesquita que além de ser a grande referência da atual música do Beiradão também é notoriamente admirado pelo seu protagonismo em diversas frentes da cena, tais como a patrimonialização da cultura do Beiradão e claro na difusão pelo mundo da Cultura Amazonense.