A inclusão é uma das bandeiras defendidas pelo atual prefeito, David Almeida (Avante), e que foi colocada em prática por meio de ações desenvolvidas em sua gestão. O tema foi abordado durante entrevista à rádio Band News Difusora, nesta segunda-feira (21/10).
Segundo David, mulheres, Pessoas com Deficiência (PCDs), indígenas, LGBTQIAPN+ e negros possuem atenção especial com políticas voltadas exclusivamente para os segmentos. Ele destacou os avanços já integrados à prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Promoção da Igualdade Racial (Semuripir).
“Temos uma secretaria que foi criada e trata exclusivamente essas questões sob o comando do Walfran Torres e Christian Rocha. Inclusive, eles estiveram em Brasília para tratar de políticas inclusivas. Temos trabalhado bastante para avançar nessas obras”, disse David Almeida.
As políticas públicas voltadas para as mulheres já são realidade e beneficiam as manauaras como nunca nenhuma outra gestão já fez.
“Nós colocamos as carretas das mulheres em todas as Zonas de Manaus. São mais de 188 mil atendimentos. Nós praticamente zeramos as filas com relação a mamografia”, ressaltou o prefeito.
David Almeida também destaca que a prefeitura realizou diversas obras voltadas as pessoas com deficiência, e que a inclusão social é uma realidade em sua gestão.
“Temos diversas ações em nossa gestão voltadas ao público PCD. São muitas famílias que hoje são assistidas e recebem assistência da prefeitura. Criamos o parque Gigantes da Floresta adaptado, dando acesso a pessoas com deficiência, e queremos avançar muito mais”, salientou Almeida.
Prefeito de todos
A gestão David é feita de inclusão e respeito às minorias.
“Nós respeitamos todas as diversidades, mesmo eu tendo um direcionamento cristão, evangélico, eu respeito todos os grupos, seja LGBT, seja qualquer outro. Nós dialogamos e acolhemos todos. Eu tenho a responsabilidade de ser o prefeito de todos. Respeito todas as diversidades, todas as minorias e com elas eu quero poder administrar e governar a cidade de Manaus”, ressaltou.
Cidade do Autista
A criação da Cidade do Autista é um dos projetos inclusos no plano de governo de David Almeida. A obra, que já tem assegurada emendas parlamentares para sair do papel, contará com atendimentos multidisciplinares e parque neurossensorial.
A Cidade TEA se trata da construção de um espaço dedicado ao acolhimento e apoio das crianças, jovens e adultos que tenham o espectro autista, com foco na promoção da inclusão.
Indígenas
Durante a entrevista, David Almeida aproveitou para destacar as políticas voltadas aos indígenas e as ações e obras já realizadas pela prefeitura, que trouxe dignidade a maior comunidade indígena do país, Parque das Tribos, existente na zona rural da capital amazonense.
“O parque das tribos tem asfalto, água, escola, UBS, prato do povo, tudo isso foi a prefeitura que levou, ainda que não fosse nossa responsabilidade. Demos saúde, educação e segurança alimentar para os indígenas. Nós também fizemos o primeiro cemitério indígena da cidade. Tudo isso feito em parceria com os movimentos indígenas da cidade de Manaus”, finaliza.