Vereador protocolou requerimentos para secretarias responsáveis e solicitou, ainda, informações sobre monitoramento e ação sobre essas áreas
Política – O vereador Eurico Tavares (PDB) protocolou requerimentos solicitando da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a expansão da rede de drenagem nas zonas Norte e Leste e a instalação de muros da contenção nas áreas de risco geológico. Tavares encaminhou, ainda, documentos para a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários de Manaus (Semhaf) pedindo urgente mobilização para a regularização fundiária e a promoção de moradia segura para as vítimas de alagamentos e deslizamentos e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), a mobilização urgente de serviços de assistência social para essas famílias e de outras zonas também.
“É preciso efetividade. Ação emergencial. Duas vidas foram perdidas nos últimos meses e eu tenho certeza que ninguém quer que isso volte a acontecer. Pra isso, precisamos de ação. Eu estou solicitando drenagem, muros de contenção para evitar novas tragédias, regularização fundiária e promoção não só de assistência social, mas também de promoção de moradia para essas famílias. É com efetividade e a urgência necessária que evitaremos novas tragédias”, afirmou o vereador.
Além da solicitação de ações sobre as famílias vítimas de tragédia ou que residem nas áreas de risco da capital, Eurico Tavares também protocolou requerimentos para o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) pedindo informações detalhadas sobre o sistema de monitoramento utilizado para a gestão e operação das crises, urgências e emergências, especialmente no que diz respeito aos alagamentos e deslizamentos de terra. A Defesa Civil também foi solicitada para apresentar informações detalhadas acerca do levantamento de áreas de risco, quais são as áreas de maiores riscos, como o alerta a essas populações residentes tem sido realizado e quais ações preventivas estão sendo tomadas para mitigar os impactos desses desastres naturais da cidade de Manaus.
“As informações compartilhadas ajudam no esclarecimento não só do parlamentar, mas de toda a população Abre leques para que possamos de igual modo colaborar com ideias, iniciativas. O cenário é de atuação emergencial e coletiva”, concluiu.