POLÍTICA – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) participou nesta segunda-feira, 19, da Exposegurança Amazonas 2024, o maior evento de segurança da Região Norte, realizado em Manaus. Com o tema “O Amazonas Protegido por Nós”, a feira destacou as ações conjuntas entre segurança pública, defesa e segurança privada no estado.
Durante o evento, o senador ressaltou sua autoria na lei que inclui o combate à violência contra a mulher no currículo escolar, destacando a importância da educação na prevenção desse tipo de violência. Ele também apontou que o Amazonas, ao lado do Rio de Janeiro, registra altos índices de feminicídios, reforçando a necessidade de medidas educativas.
Valério mencionou ainda seu trabalho para fortalecer os Conselhos Tutelares e as forças de segurança no estado. Ele destacou a aquisição de uma nova lancha para a Marinha, destinada ao patrulhamento das áreas ribeirinhas, financiada por recursos de seu mandato.
O senador criticou a falta de compreensão do restante do país sobre as necessidades da Amazônia, especialmente em relação à BR-319. Ele lamentou a desinformação e o descaso com a região e comentou sobre o recurso da Advocacia Geral da União para derrubar uma decisão judicial que suspendeu as obras na rodovia, em resposta a uma ação de uma ONG.
No evento, Plínio Valério acompanhou exposições de viaturas, armamentos e equipamentos usados pelas forças de segurança, reforçando a importância da integração entre as forças estaduais, municipais e federais para garantir a segurança da população amazonense.