Manaus (AM) – Na noite desta quarta-feira (2), uma quadrilha foi desarticulada por policiais da Força Tática após uma série de arrastões no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital amazonense. O grupo criminoso utilizava um carro branco, modelo Volkswagen Polo, para cometer os crimes.
A ação da polícia teve início após várias denúncias de vítimas, que relataram que um veículo branco estava circulando pela região e realizando assaltos em série. De imediato, as equipes da Força Tática montaram um cerco em pontos estratégicos da zona Norte e conseguiram localizar o carro suspeito com quatro indivíduos no interior.
Durante a abordagem, os policiais encontraram nove aparelhos celulares roubados e um revólver calibre .38, que estava em posse dos criminosos. O armamento e os objetos foram apreendidos.
De acordo com testemunhas e vítimas, um dos assaltantes – que usava uma camisa do Flamengo – se mostrava mais agressivo durante os roubos. Ele ameaçava as vítimas com palavras de baixo calão, como “vagabundo desgraçado”, e chegou a prometer matar quem reagisse.
Os arrastões ocorreram justamente no momento em que uma forte chuva caía sobre a cidade. Muitas pessoas, ao buscarem abrigo sob marquises e coberturas de comércios e pontos de ônibus, acabaram ficando vulneráveis à ação dos criminosos.
Após a prisão, os suspeitos foram encaminhados ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuados por roubo majorado e porte ilegal de arma de fogo. Todas as vítimas compareceram à delegacia e reconheceram os autores dos crimes.
A polícia investiga se o grupo já vinha praticando outros crimes na região e se há envolvimento de mais pessoas. A população pode colaborar com informações de forma anônima pelo número 181 da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).