Justiça mantém preso motorista que matou idosa durante perseguição no conjunto Canaranas, em Manaus

26 de setembro de 2025 às 23:25 - Horário de Manaus

Por VizinhoTV Para o Vizinho TV

A Justiça do Amazonas decidiu manter preso Hellionei Araújo de Moura, de 53 anos, após audiência de custódia realizada nesta sexta-feira (26), no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva, o que significa que ele seguirá detido enquanto responde pelo crime.

Hellionei foi preso na quinta-feira (25), logo após provocar um grave acidente de trânsito que terminou na morte de Vera Lúcia de Oliveira Mergulhão, de 73 anos. A vítima estava no acostamento da Avenida Padre João Ribeiro, no conjunto Canaranas, zona Norte, acompanhada do neto de 15 anos, quando foi atingida violentamente pelo carro modelo Fiat Strada conduzido pelo acusado. Com o impacto, Vera morreu ainda no local.

Segundo testemunhas, Hellionei estava em perseguição a um motociclista, após uma discussão no trânsito provocada por um retrovisor quebrado. Câmeras de segurança flagraram o momento em que o carro e a moto passaram em alta velocidade pela via, segundos antes da tragédia.

Além de atropelar a idosa, o veículo ainda atingiu três carros estacionados e o próprio motociclista, que foi derrubado. Até o momento, o estado de saúde do piloto não foi divulgado pelas autoridades.

Um vídeo da perícia mostra que não havia marcas de frenagem no local, reforçando a suspeita de que o motorista teria usado o carro como arma durante a perseguição. “Ele assumiu o risco de matar. É um homicídio doloso”, declarou um perito no local.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat), e Hellionei deve responder por homicídio doloso qualificado e por lesões provocadas nas demais vítimas envolvidas.

O corpo de Vera Lúcia foi velado nesta sexta-feira (26), em Manaus, em meio a grande comoção de familiares, amigos e vizinhos. O enterro está previsto para sábado (27), no Cemitério Parque Tarumã.