Borba (AM) – Cinco pessoas foram presas na última terça-feira (3), durante a ‘Operação Paz de Antônio’, deflagrada no município de Borba, a 151 quilômetros de Manaus. A ação foi coordenada pela Polícia Civil do Amazonas e teve como objetivo combater o tráfico de drogas, a associação criminosa e a lavagem de dinheiro na região.
Além dos presos, outras seis pessoas seguem sendo procuradas pelas autoridades. A operação foi batizada em alusão ao padroeiro da cidade, Santo Antônio, cuja tradicional festividade religiosa já está em andamento.
Prisões e apreensões
Os presos foram identificados como:
- Amilson Alves Soares, conhecido como “Boto”
- Delson Bentes Alves, capturado em Manaus e também autuado por falsidade ideológica ao apresentar identidade falsa
- Jociclei de Oliveira Ferreira, o “Joci”
- Katia Antônia Fernandes Barba
- Wesley Danilo Ribeiro de Souza, conhecido como “Pelucinho”
Durante a ação policial, foram cumpridos cinco mandados de prisão – quatro em Borba e um em Manaus, com apoio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). Na capital, além da prisão de Delson Alves, também foi apreendido um veículo. Já em Borba, a operação resultou na apreensão de motocicletas e diversos objetos relacionados ao crime organizado.
Segundo o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), a operação representa um importante passo na repressão ao tráfico na região:
“A operação causou um grande impacto no tráfico de drogas no município de Borba e levou tranquilidade aos moradores, que agora podem aproveitar os festejos de Santo Antônio com mais segurança.”
Foco na segurança durante a festividade religiosa
De acordo com o delegado Jorge Arcanjo, titular da 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Borba, a escolha do nome da operação tem relação direta com o contexto local:
“A festa religiosa em homenagem a Santo Antônio começou no domingo (1º), mas desde sábado (31) já estávamos nas ruas cumprindo os 12 mandados de prisão expedidos pela Justiça. Nosso objetivo foi ‘desintoxicar’ a cidade antes do início das celebrações.”
Todos os detidos já possuíam antecedentes criminais, incluindo acusações de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e até homicídio qualificado.
Foragidos
A Polícia Civil ainda busca informações sobre o paradeiro de seis indivíduos envolvidos com o grupo criminoso. São eles:

- Elbi Bentes Alves, o “Pande”
- Fábio de Lima Souza, o “Fabinho Messi”
- Hoygson Amazonas Gomes, o “Pitiú”
- José Monteiro de Sá, o “Mão Branca”
- Marcela Mar de Oliveira
- Zaquel Lopes Souza
A população pode colaborar com as investigações de forma anônima, repassando informações ao disque-denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O sigilo da identidade é garantido.




