Manaus – A partir de 1º de junho, novos equipamentos de fiscalização eletrônica entrarão em operação nas principais vias da capital amazonense, com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito e coibir infrações.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou a instalação de 20 novos pontos de fiscalização eletrônica em vias estratégicas da cidade. A medida visa ampliar a segurança viária, reduzir o número de acidentes e inibir condutas imprudentes no trânsito.
De acordo com o IMMU, os equipamentos começam a funcionar oficialmente no dia 1º de junho, e os motoristas terão um período de adaptação até o início das autuações. Durante esse intervalo, os condutores poderão se familiarizar com os novos pontos de monitoramento eletrônico.
Tipos de equipamentos instalados
A nova estrutura de fiscalização contempla:
- 13 controladores de velocidade fixos, com tecnologia de leitura automática de placas — já utilizados com bons resultados na Avenida do Turismo;
- 2 lombadas eletrônicas, atuando como redutores de velocidade em áreas com maior risco de acidentes;
- 5 radares de avanço de sinal vermelho, instalados em cruzamentos com alto fluxo de veículos e registros de sinistros.
Todos os locais foram definidos com base em estudos técnicos realizados pelo IMMU, levando em consideração o volume de tráfego e o histórico de acidentes. Após a ativação, os dispositivos estarão aptos a registrar infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e desrespeito às normas de trânsito.
Confira os pontos de fiscalização
Radares de velocidade – Controladores fixos:
- Avenida Santos Dumont/Seripa 7 – Tarumã (sentido Oeste)
- Avenida Santos Dumont/Seripa 8 – Tarumã (sentido Leste)
- Avenida Professor Nilton Lins, nº 900 – Jardim Via Veneto (sentido Leste)
- Avenida Professor Nilton Lins, nº 851 – Flores (sentido Oeste)
- Avenida Torquato Tapajós, nº 5.555 – Innova – Tarumã (sentido Sul)
- Avenida Coronel Teixeira – em frente à 12ª Região Militar – Ponta Negra (sentido Sul)
- Avenida Coronel Teixeira/Supermercado Yroyak – Ponta Negra (sentido complexo turístico)
- Avenida das Torres/Tenente Roxana Bonessi – Nova Cidade (sentido Sul)
- Avenida das Torres, nº 352 – Nova Galileia – Nova Cidade (sentido Norte)
- Avenida Autaz Mirim – oposto ao Atacadão da Grande Circular – Coroado (sentido Sul)
- Avenida Autaz Mirim/Creche Maria Aparecida Silva Dantas – Zumbi dos Palmares (sentido Norte)
- Avenida Torquato Tapajós – em frente ao Nova Era – Da Paz (sentido Sul)
- Avenida Torquato Tapajós – em frente à Fábrica TPV – Flores (sentido Sul)
Lombadas eletrônicas – Redutores de velocidade:
- Avenida Ephigênio Salles, nº 1.835 – Condomínio Bosque Imperial – Aleixo (sentido Oeste)
- Avenida Rodrigo Otávio/Rua das Águias – Vila Buriti (sentido Leste)
Radares de avanço de sinal vermelho:
- Avenida Codajás/Avenida Marquês da Silveira – Petrópolis (sentido Oeste)
- Avenida Codajás/Avenida Marquês da Silveira – São Francisco (sentido Leste)
- Avenida Paraíba/Avenida André Araújo – Adrianópolis (sentido Norte)
- Avenida André Araújo (alça)/Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho – Adrianópolis (sentido Leste)
- Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho/Rua Belo Horizonte – Adrianópolis
Fiscalização avança, mas infraestrutura básica segue precária em bairros esquecidos
Enquanto a prefeitura amplia a fiscalização nas avenidas principais da cidade, quem mora nos bairros mais pobres ou populosos de Manaus conhece de perto uma outra realidade: ruas sem asfalto, buracos profundos, bueiros abertos e abandono por parte do poder público.
Em locais como Jorge Teixeira, Colônia Antônio Aleixo, Nova Vitória, Monte das Oliveiras e tantos outros, os acidentes de trânsito muitas vezes não ocorrem por excesso de velocidade, mas sim por falhas estruturais nas vias, como buracos mal sinalizados, erosão e falta de drenagem adequada.
Moradores denunciam que há anos e anos os bairros vivem esquecidos, enfrentando riscos diários não por imprudência, mas pela omissão do Estado. A instalação dos novos radares, por mais que represente avanço em termos de fiscalização, levanta questionamentos sobre as prioridades da gestão pública: “por que investir em multa, se falta o básico como asfalto?”, questionam muitos.
A sensação é de que o “presente” anunciado pela prefeitura só chega a quem já possui ruas asfaltadas, enquanto bairros inteiros continuam invisíveis — sem segurança, sem infraestrutura e sem voz.