Uma manobra orquestrada por opositores do prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (Progressistas), foi derrubada pelos vereadores da Câmara do município. Em uma sessão que teve o plenário tomado pela população e apoiadores do prefeito, os vereadores rejeitaram o pedido de afastamento do prefeito, com base em denúncias “requentadas” de um suposto desvio de recursos do Rioprev (Fundo previdenciário do municipio). O pedido mal elaborado e protocolado na Câmara, pedia o afastamento do prefeito e do vice, Neto do Baixo Rio (MDB), por improbidade administrativa.
O pedido além de ter fundo politiqueiro, não teria como ser acatado por se inconstitucional, já que o processo tramita em segredo de justiça e não há condenação do prefeito em transitado e julgado. O princípio da presunção de inocência dos envolvidos no episódio se quer foi respeitado. Na verdade o que houve foi uma tentativa frustrada de tulmutuar e ludibriar o opinião pública criando um factóide político para ser explorado pela mídia e atendendo aos interesses de forças políticas que tem interesse na eleição de 2024.
Um portal de notícias que vem fazendo ataques seguidos ao prefeito e o único que esteve presente na sessão, foi ostilizado pela população que os acusou de faltar com a verdade, ser parcial e explorar o fato de forma sensasionalista e interesseira. Sob vaias a equipe saiu do local. Durante uma live, o jornalista deste veículo, chegou a acusar pessoas de estarem ali a mando da administração municipal, o que revoltou a população presente.
JUSTIÇA
Não há codenção final, tanto do prefeito, quanto dos envolvidos no processo que tramita em segredo de justiça e que teve documentos expostos de maneira ilegal na internet. A assessoria jurídica do prefeito já trabalha no sentido que a justiça analise e aponte os responsáveis pelo vazamento ilegal de documentos que correm em segredo de justiça na ação.
POPULARIDADE
O prefeito Anderson Sousa, goza de alta popularidade no município, uma das mariores do país entre prefeitos Brasil a fora. Mais de 78% dos Riopretenses se dizem satisfestos com a administração de Anderson e em pesquisa afirmam que votariam em um possível sucessor indicado pelo prefeito.
Blog Moises Dutra