Médica investigada por morte de criança é afastada também do Hapvida em Manaus

02 de dezembro de 2025 às 12:13 - Horário de Manaus

Por Redação Para o Vizinho TV

A médica Juliana Brasil dos Santos foi retirada do atendimento em mais uma unidade de saúde após a morte de Benício Xavier, de apenas seis anos, ocorrida após procedimento no Hospital Santa Júlia. Além de estar afastada do quadro da instituição onde o caso ganhou repercussão, ela também deixou de atender no Hapvida, enquanto responde a investigação sobre a conduta adotada no atendimento da criança.

A Rede Hapvida informou que acompanha o caso e confirmou o afastamento da profissional. Na quarta-feira, dia 26, Juliana e a técnica em enfermagem Rayssa Marinho já haviam sido afastadas do Hospital Santa Júlia, medida adotada durante o período de apuração interna sobre o atendimento prestado à vítima.

Nesta segunda-feira, dia 1º, familiares de Benício organizaram uma manifestação em frente à sede do Conselho Regional de Medicina do Amazonas, no conjunto Canaã, Zona Centro-Oeste de Manaus, cobrando celeridade e transparência no processo que analisa a conduta da equipe médica.

O vice-presidente do CRM AM, José Carlos, afirmou que o órgão mantém sigilo sobre informações envolvendo a apuração, reforçando que o devido processo legal deve ser respeitado, porém confirmou a abertura de sindicância para avaliar a atuação da médica no atendimento que antecedeu a morte da criança.