Um garoto identificado como Oliver Gorman, de 12 anos, morreu após inalar desodorante, possivelmente enquanto participava da trend “Chroming”, um perigoso desafio popularizado na rede social TikTok. De acordo com o Tribunal do Legista de South Manchester, a autópsia apontou intoxicação por butano como causa da morte.
A mãe do menino, Clare Gillespie, relatou que a família havia acabado de retornar de férias no País de Gales e que Oliver tinha ido descansar. Pouco tempo depois, ele foi encontrado desacordado, ao lado de frascos vazios de desodorante.
“Não tenho ideia se ele fez isso para escapar. Acho que foi algo que deu terrivelmente errado”, declarou a mãe durante audiência. A família afirmou não ter conhecimento de que o garoto participava do desafio ou mantinha contato com conteúdos relacionados ao Chroming no TikTok.
A imprensa local informou que não há evidências de bullying ou intenção suicida. Dados obtidos em um headset de realidade virtual indicaram, porém, que o menino teve contato com conteúdos que mencionavam a prática nas plataformas digitais.
O Chroming, difundido entre adolescentes, consiste na inalação de vapores tóxicos de produtos domésticos, como desodorantes e tintas em spray. O gás butano, presente nesses itens, pode provocar parada cardíaca súbita e danos cerebrais irreversíveis.
Especialistas alertam para o aumento de casos relacionados a desafios perigosos divulgados nas redes sociais. No Reino Unido, pelo menos quatro adolescentes já morreram após tentarem o chamado “desafio do apagão”, outra prática viral que causa asfixia intencional.