Parintins (AM) – Uma verdadeira multidão vestida de vermelho e branco tomou conta das ruas de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, na tarde desta segunda-feira (30/06), após a apuração oficial do 58º Festival Folclórico de Parintins, que consagrou o Boi Garantido como campeão de 2025. O título é o 33º da história do bumbá encarnado, que agora encurta a diferença com seu rival Caprichoso, que possui 33 conquistas.
Após o anúncio da vitória, os torcedores garantidos saíram em carreata pelas principais vias da cidade em clima de festa, empunhando bandeiras, cantando toadas e celebrando mais um capítulo vitorioso da história do boi da baixa do São José. O troféu de campeão foi levado até a Cidade Garantido, no bairro de São José, berço e reduto tradicional da torcida encarnada.
No curral Lindolfo Monteverde, o apresentador oficial do boi Garantido, Israel Paulain, saudou emocionado a multidão e celebrou o feito. “Isso tudo é para vocês, nação vermelha e branca. O campeão do festival continua sendo o Garantido!”, afirmou, erguendo o troféu diante de uma plateia eufórica. “O álbum 2025 tocou duas vezes inteiramente na arena”, completou Paulain, em referência ao repertório apresentado nos três dias de festival.
Durante a cerimônia, os troféus de melhores itens também foram entregues aos destaques individuais da apresentação. Entre os premiados estavam a sinhazinha da fazenda, o pajé, a cunhã-poranga, o amo do boi, tripa e demais personagens fundamentais na disputa.
O boi Garantido brilhou na arena do Bumbódromo ao apostar na força da emoção, na conexão com o povo ribeirinho e na valorização dos saberes amazônicos, apresentando um espetáculo que emocionou jurados e público presente.
Com mais esse título, o Boi do Povão reforça sua trajetória marcada pela tradição, resistência e paixão de uma das torcidas mais engajadas do país.
