MENU

Operação Audácia: Policiais Militares presos em Manaus por envolvimento com drogas; saiba quem são

Por Redação Para o Vizinho TV

14 de junho de 2024

Cinco policiais militares foram presos na manhã desta sexta-feira durante a “Operação Audácia”, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM). A operação, que teve como alvo oito PMs, envolveu Cabos, Sargentos e Tenentes do quadro administrativo da corporação, e faz parte de um esforço contínuo para combater a corrupção e o envolvimento de policiais com atividades criminosas.

O promotor de Justiça Armando Gurgel, titular da Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap) do MPAM, detalhou que a prisão dos cinco PMs está relacionada a um incidente específico ocorrido no dia 17 de maio de 2024. Naquela data, por volta das 16h30, os policiais chegaram à rua Ana Nogueira, no bairro Educandos, e foram flagrados carregando 16 sacos de material identificado como drogas em uma viatura, além de mais um saco transportado em outra viatura.

Contexto da Operação

Parte da droga foi posteriormente apresentada na delegacia sob um pretexto de atuação policial, mas a investigação do MPAM revelou que a ação tinha o objetivo de encobrir o verdadeiro destino dos entorpecentes. Este episódio foi crucial para a operação de hoje e será um elemento central na denúncia formal contra os envolvidos.

A Operação Audácia foi executada nas primeiras horas da manhã em diversos endereços da cidade, resultando na prisão de Clovis Matias da Silva, Jhoanderson Fernandes de Oliveira, Ivan Cruz Souza, Wender Bentes da Costa e Francisco de Assis Mota da Silva. Além desses, outros três PMs, Fabiano Araújo Negreiros, Joel Nunes de Souza e Elizoney Pinheiro da Silva, estão com mandados de prisão em aberto, que estão sendo cumpridos ainda na manhã de hoje.

Os policiais presos enfrentarão acusações de tráfico de drogas e outros crimes correlatos, conforme os desdobramentos das investigações.