POLÍTICA — Neste sábado, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) foi homenageado com o título de Cidadão de São Gabriel da Cachoeira, município conhecido como a região mais indígena do Brasil, com cerca de 23 etnias diferentes. O reconhecimento veio em virtude de sua atuação na luta contra ONGs que exploram comunidades indígenas e seu trabalho em favor do financiamento de equipamentos e obras para melhorar a qualidade de vida das populações locais.
Esta é a segunda visita de Plínio ao município no período de um ano, após a diligência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, quando foram ouvidas denúncias e reclamações dos indígenas sobre abusos cometidos por organizações como o Instituto Socioambiental (ISA) e outras ONGs. Durante a homenagem, o senador se mostrou satisfeito ao ouvir do vereador Edivan Lizardo que, após a CPI, houve mudanças significativas na região.
“Isso demonstra que nossa luta está trazendo resultados. Não é aceitável que os povos da região continuem vivendo na pobreza enquanto estão sobre algumas das maiores riquezas do planeta — diamantes, ouro, nióbio, terras raras e outros minerais essenciais. Já destinamos diversas emendas parlamentares para São Gabriel da Cachoeira, proporcionando barcos, geradores, conexão digital nas aldeias, melhorias na saúde, entre outros benefícios que impactam positivamente a vida de centenas de pessoas na Cabeça do Cachorro, como é conhecida a região”, afirmou o senador Plínio Valério.
Na ocasião, o senador também se comprometeu a destinar uma nova emenda parlamentar para a construção de um centro cirúrgico no Hospital Regional da Guarani.