MENU

Prefeito de Borba Simão Peixoto pede perdão de joelhos ao presidente da Aleam Roberto Cidade; veja vídeo

Por Da Redação, para o VizinhoTv Para o Vizinho TV

27 de setembro de 2023

O prefeito de Borba, Simão Peixoto, pediu perdão ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, por tê-lo agredido com um soco no rosto. O inusitado pedido de desculpas ocorreu durante um culto religioso e foi registrado em vídeo, onde Peixoto afirmou que é um “novo homem” e uma “promessa de Deus”.

Durante a campanha das Eleições de 2022, Simão Peixoto agrediu o presidente da Aleam, Roberto Cidade, quando este visitou o município de Borba em uma viagem de campanha. Além disso, ele ameaçou a vereadora Enfermeira Tatiana, o que resultou em uma medida protetiva contra o prefeito. O político chegou a ser preso preventivamente no início de março deste ano por conta das ameaças contra a parlamentar, mas logo foi posto em liberdade pela Justiça. De forma inédita, a vereadora recebeu a medida protetiva contra o gestor.

Em maio deste ano, Simão Peixoto, familiares, funcionários da prefeitura e empresários foram alvos de uma operação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) por suspeita de comandar um suposto esquema de fraudes em licitações no município de Borba, com desvios de R$ 29 milhões. No dia 29 de maio, Simão Peixoto e a esposa, Aldine Mirella de Souza Freitas se entregaram à polícia após terem mandado de prisão preventiva concedido pela Justiça amazonense e serem considerados foragidos.

O prefeito, que estava afastado da prefeitura do município de Borba, foi posto em liberdade da última vez em 16 de julho deste ano, mediante ao uso de tornozeleira eletrônico. Uma decisão da Justiça Federal garantiu a liberdade dele, mas estabeleceu medidas cautelares diversas à prisão a serem cumpridas.

No dia 16 de agosto deste ano, a Câmara de Vereadores de Borba absolveu Simão Peixoto de processo de cassação. Ele foi processado e julgado por infrações político/administrativas e quebra de decoro. Com a decisão dos parlamentares, o processo foi declarado arquivado.

No dia 6 deste mês, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) determinou que Simão Peixoto reassumisse imediatamente o comando da Prefeitura de Borba. A decisão foi proferida pela 2ª Seção do TRT1 ao julgar agravo interno interposto pelo prefeito contra a decisão que havia determinado o seu afastamento. Quatro magistrados determinaram pelo retorno imediato do prefeito Simão Peixoto ao Executivo de Borba, três votaram contra.

Peixoto também começou a ser investigado depois da luta de MMA que promoveu com o ex-vereador de oposição Erineu Alves da Silva, conhecido como Mirico, na noite do dia 11 de dezembro de 2021. Ele passou a ser investigado pelo Ministério Público por eventual ato de improbidade administrativa e de infração político-administrativa.

via Opoder