Receita Federal apreende carga com 2 mil iPhones e medicamento proibido no Aeroporto de Manaus

02 de dezembro de 2025 às 15:30 - Horário de Manaus

Por Redação Para o Vizinho TV

A Equipe de K9 da Receita Federal interceptou nesta terça-feira, dia 2, no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, um carregamento composto por 2 mil iPhones, unidades de iPad, Apple Watch, mouse magic e uma grande quantidade de retatrutida, substância utilizada no tratamento da obesidade e cuja circulação ainda é proibida no Brasil.

A apreensão chamou atenção porque a carga não estava entrando diretamente do exterior, como costuma ocorrer em casos de contrabando, mas sendo enviada para fora da Zona Franca de Manaus, sem cumprir os requisitos legais exigidos para esse tipo de movimentação de mercadorias.

A retatrutida, identificada na carga com a marca Synedica, é um composto farmacêutico que ainda não obteve aprovação para comercialização no Brasil ou em outros países. Em fase de testes clínicos, desenvolvida pela farmacêutica Eli Lilly, a substância não tem autorização para venda ou distribuição, o que agrava o caráter irregular do transporte.

A Alfândega reforça que ações de monitoramento no aeroporto buscam impedir a circulação de produtos que representem risco à saúde e ao meio ambiente, além de coibir práticas que favorecem a sonegação fiscal, a concorrência desleal e impactos negativos à indústria local.

O órgão adverte que operações de contrabando e descaminho comumente tratadas como delitos de menor potencial ofensivo estão vinculadas ao financiamento de organizações criminosas que atuam nas fronteiras do país. Segundo a Receita, grupos que movimentam armas, drogas e munições utilizam o comércio ilegal de mercadorias para sustentar suas atividades.