AMAZONAS – O governador Roberto Cidade assinou, nesta segunda-feira (22/06), as ordens de serviço para a retomada das obras de pavimentação nos municípios de Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá, localizados a 135, 151 e 590 quilômetros de Manaus, respectivamente.
A iniciativa faz parte da segunda etapa do Programa Asfalta Amazonas e representa um investimento superior a R$ 40 milhões, voltado à recuperação e melhoria da malha viária no interior do estado, garantindo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população.
Durante a assinatura, o governador destacou a importância dos investimentos na infraestrutura dos municípios da calha do rio Madeira e afirmou que as obras devem avançar com mais força durante o período de estiagem.
“Tenho muito compromisso, respeito e amor por Borba e por Nova Olinda do Norte. Hoje é um momento de muita satisfação poder assinar essas ordens de serviço. Tenho certeza de que este será um verão muito proveitoso, com o asfalto chegando para melhorar a vida da população”, afirmou Roberto Cidade.

A agenda contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, entre elas o secretário da Sedurb e da UGPE, Júlio César Langbeck Soares Neto, a coordenadora-executiva da UGPE, Daniella Falabelo Jaime, além dos prefeitos Professora Araci Cunha (Nova Olinda do Norte), Toco Santana (Borba) e Dedei Lobo (Humaitá).
Segundo os gestores municipais, a chegada das obras representa um avanço esperado há anos pela população, especialmente na melhoria da trafegabilidade, no acesso aos bairros e na segurança de motoristas e pedestres.
“É um sonho. O povo agradece, as máquinas já estão se preparando para chegar em Borba. É um momento de alegria para todos nós”, disse o prefeito Toco Santana.

Em Nova Olinda do Norte, o investimento é de R$ 10,2 milhões e prevê a pavimentação, implantação de meio-fio e sarjetas em 38 ruas de 12 bairros da zona urbana, além da recuperação de vias na comunidade Jacarezinho e ramais da zona rural.
Já em Borba, serão recuperados 8,92 quilômetros de vias urbanas, com investimento de R$ 15 milhões, melhorando diretamente a mobilidade dentro do município.
Em Humaitá, o pacote inclui pavimentação rígida em concreto, construção de calçadas, meio-fio, drenagem e sinalização viária. O investimento também é de R$ 15 milhões e contempla 26 vias urbanas nos conjuntos Rio Madeira e Uruapiara.
Desde 2021, o Governo do Amazonas, por meio da UGPE e da Sedurb, vem ampliando as ações do Programa Asfalta Amazonas. Já são 54 convênios e 16 contratos firmados, alcançando 43 municípios do interior, além de obras na capital.
O programa prevê mais de R$ 1,03 bilhão em investimentos para a pavimentação e recuperação de mais de 1.025 quilômetros de ruas e ramais, fortalecendo a infraestrutura viária em todo o estado.
Na fase atual, iniciada em 2025 e com continuidade em 2026, estão previstos 545 quilômetros de obras no interior, com investimento estimado em R$ 638,8 milhões, ampliando o acesso, a mobilidade e o desenvolvimento econômico dos municípios amazonenses.