Senador Plínio denuncia tentativa de isolamento da Amazônia com suspensão da Starlink

Por Redação Vizinho TV Para o Vizinho TV

03 de setembro de 2024

POLÍTICA – O senador Plínio fez uma denúncia grave nesta terça-feira, 3, apontando que a possível suspensão da outorga da Starlink no Brasil, liderada pelo ministro Alexandre de Moraes, faz parte de um plano maior de isolar a Amazônia. Plínio, que tem se empenhado pessoalmente em levar conectividade via antenas Starlink para comunidades indígenas e ribeirinhas, alerta que a decisão poderá reverter os avanços feitos na região, como conectar populações remotas e melhorar sua qualidade de vida.

O senador destacou que as antenas da Starlink já beneficiaram comunidades como a Aldeia Barrigudo, dos Apurinã, em Manaquiri; a comunidade Igarapé Açu, dos Mura, em Autazes; e outras localidades em São Gabriel da Cachoeira e Barcelos. Ele acredita que a ameaça de suspensão do serviço é parte de uma estratégia global, defendida por ONGs denunciadas na CPI do Senado, que visaria isolar a Amazônia.

“Com as antenas Starlink, essas comunidades têm liberdade para se comunicar, pedir socorro e resolver problemas básicos. Agora, o ministro resolve brigar com Elon Musk e ameaça tirar a Starlink do Brasil. Isso é isolar a Amazônia, e sabemos quem ganha com isso”, declarou Plínio.

Segundo relatórios do Exército e da Marinha, suspender a Starlink afetaria não só a comunicação das aldeias, mas também escolas, hospitais e bases militares na Amazônia, prejudicando a capacidade logística e estratégica das Forças Armadas.

O senador promete continuar lutando para garantir a conectividade na região e evitar o que ele chama de “um plano maior para jogar a Amazônia no escuro”.