Senador Plínio Valério recebe resposta da PGR sobre investigações de abusos cometidos por ONGs na Amazônia

Senador Plínio Valério recebe resposta da PGR sobre investigações de abusos cometidos por ONGs na Amazônia

18 de março de 2025 às 15:47 - Horário de Manaus

Por Redação Vizinho TV Para o Vizinho TV

Brasília – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) se reuniu nesta terça-feira com o secretário de Relações Institucionais da Procuradoria-Geral da República (PGR), Sílvio Amorim, para receber o relatório do procurador-geral Paulo Gonet sobre as providências adotadas pelo Ministério Público Federal (MPF) a partir das investigações da CPI das ONGs. A Comissão Parlamentar de Inquérito, presidida por Plínio, apurou abusos cometidos por organizações ambientalistas na Amazônia e encaminhou suas conclusões à PGR no ano passado.

Entre as ações da PGR, estão solicitações de informações ao Ministério Público Federal no Amazonas e em São Paulo. Uma das principais frentes de investigação envolve a reanálise do laudo antropológico que fundamentou a demarcação de terras indígenas em Apyterewa, no Pará. A decisão resultou na expulsão de centenas de pequenos produtores rurais, que possuíam títulos de propriedade, alocados na região após a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Muitos tiveram suas casas incendiadas e rebanhos confiscados.

O relatório da PGR informa que o caso foi encaminhado à Procuradoria da República em Marabá para “adoção de providências referentes à recomendação de realização de perícia no laudo antropológico do território indígena Apyterewa, na região de São Félix do Xingu/PA”.

Para o senador Plínio Valério, a revisão desse laudo é fundamental para corrigir injustiças cometidas contra os produtores rurais da região.

“Aquele laudo antropológico foi feito sob encomenda de ONGs que atuam na região e é uma farsa. Centenas de famílias foram expulsas sob a mira de fuzis da Força Nacional, a mando do Ibama e da Funai. Estivemos lá e vimos mulheres implorando por justiça. Fizemos a nossa parte e agora tenho esperança de que algo será feito para reparar essa violência”, afirmou Plínio.

Na reunião, o procurador Sílvio Amorim Júnior destacou o compromisso de Paulo Gonet em dar andamento aos pedidos apresentados pelo senador Plínio Valério e pelo relator da CPI, senador Márcio Bittar (UB-AC).

“O procurador Paulo Gonet solicitou um parecer sobre o que podia ser encaminhado. Ele demonstrou total interesse em dar uma resposta a todas as pendências do Congresso Nacional. Sobre a CPI das ONGs, quis saber o que já foi feito e pediu o relatório novamente para avaliar novas providências”, relatou Amorim Júnior.

O senador Plínio Valério considerou a resposta da PGR um avanço importante e espera que os Ministérios Públicos regionais tomem as devidas providências para garantir a justiça social na Amazônia.

“Já é um avanço. O que queremos é ter a certeza de que fizemos nosso trabalho de forma correta, buscando justiça para aquelas famílias que também precisam sobreviver”, concluiu Plínio.