ECONOMIA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) o decreto que torna oficiais as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, anunciada inicialmente em 9 de julho, consolida um aumento de 40% em relação à tarifa anterior de 10% aplicada em abril, no chamado “primeiro tarifaço”.
Segundo o texto da Ordem Executiva, as tarifas adicionais são uma resposta às “ações do governo brasileiro que prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão de cidadãos dos EUA, a política externa e a economia do país”.
O decreto cita ainda como justificativa a “perseguição política, intimidação, censura e processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores”, reforçando que tais práticas estariam impactando diretamente interesses estratégicos dos Estados Unidos.
A decisão deve aumentar a tensão diplomática entre os dois países e pode gerar novos impactos sobre o comércio bilateral, especialmente em setores como o agronegócio e a indústria de base.