Vídeo mostra momento em que Charlie Kirk, ativista de direita, leva tiro fatal no pescoço nos EUA; veja vídeo

10 de setembro de 2025 às 22:50 - Horário de Manaus

Por VizinhoTV Para o Vizinho TV

EUA — O ativista conservador Charlie Kirk, de 31 anos, fundador da organização Turning Point USA e aliado próximo do ex-presidente Donald Trump, morreu nesta quarta-feira (10) após ser baleado durante um evento na Universidade Utah Valley, em Orem, no estado de Utah.

A morte foi confirmada pelo próprio Trump em uma publicação nas redes sociais. “Ele era amado e admirado por TODOS, especialmente por mim. Meus sentimentos, junto com os de Melania, vão para sua esposa Erika e para a família. Charlie, nós te amamos!”, escreveu o ex-presidente, que o classificou como “lendário”.

O ataque

Kirk participava de uma turnê de 15 eventos em universidades americanas e, na ocasião, interagia com estudantes no espaço conhecido como mesa “Me prove que estou errado”, onde respondia a perguntas do público.

Um vídeo, divulgado pela deputada republicana Marjorie Taylor Greene, mostra o momento em que um disparo é ouvido. Nas imagens, o ativista, sentado em uma tenda ao ar livre, cai da cadeira enquanto apoiadores correm em desespero.

Segundo a universidade, ele chegou a ser socorrido por seguranças particulares e levado ao hospital, onde passou por cirurgia, mas não resistiu.

Suspeito preso

O diretor do FBI, Kash Patel, confirmou que o autor do disparo foi preso ainda na noite desta quarta-feira. Até o momento, a identidade do suspeito não foi revelada, e as motivações do crime permanecem desconhecidas.

Repercussão política

A morte de Kirk provocou comoção entre políticos de diferentes espectros ideológicos. O ex-presidente democrata Joe Biden lamentou o episódio e pediu o fim da escalada de violência política no país.
“Não há lugar em nosso país para esse tipo de violência. Ela precisa acabar agora”, declarou Biden.

O episódio reforça um cenário de tensão nos EUA: desde o ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021, a agência Reuters contabiliza mais de 300 episódios de violência política no país, o maior número desde a década de 1970.

Quem era Charlie Kirk

  • Fundador do Turning Point USA, grupo conservador presente em mais de 3.500 escolas e universidades em todos os 50 estados americanos.
  • Escritor, autor de obras como Campus Battlefield, The MAGA Doctrine e The College Scam.
  • Apresentador do The Charlie Kirk Show, transmitido nacionalmente em rádios, além de manter um podcast de enorme alcance.
  • Nas redes sociais, reunia mais de 14 milhões de seguidores.

Casado, Kirk deixa a esposa, Erika Kirk, e dois filhos pequenos.

Divisão e polêmica

A presença de Charlie Kirk na Utah Valley já vinha gerando protestos. Uma petição online chegou a reunir quase 1.000 assinaturas pedindo o cancelamento do evento. A universidade, no entanto, manteve a agenda, justificando com base na Primeira Emenda da Constituição, que garante liberdade de expressão.

11 de dezembro de 2025