Zohran Mamdani, democrata e muçulmano, é eleito prefeito de Nova York

05 de novembro de 2025 às 18:28 - Horário de Manaus

Por Redação Para o Vizinho TV

O democrata Zohran Mamdani foi eleito, na noite de terça-feira (4), novo prefeito de Nova York, tornando-se o mais jovem a ocupar o cargo desde 1892. Aos 34 anos, Mamdani fez história também por ser o primeiro muçulmano a assumir o comando da cidade norte-americana.

De acordo com agências internacionais, mais de 2 milhões de eleitores participaram da votação — o maior número desde 1969. Mamdani obteve mais de 50% dos votos, impulsionado pelo apoio expressivo dos jovens, superando o independente Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa.

A vitória foi amplamente comemorada dentro e fora dos Estados Unidos, principalmente por representar um avanço simbólico para o Partido Democrata. O presidente Donald Trump, do Partido Republicano, se declarou contrário à eleição de Mamdani, chamando-o de “comunista” e ameaçando cortar verbas federais destinadas à cidade.

Filho de imigrantes e com fortes posições políticas, Mamdani se identifica como socialista e apoia abertamente a causa palestina.

Além da conquista em Nova York, os democratas celebraram vitórias importantes nas eleições estaduais. Abigail Spanberger venceu a disputa para o governo da Virgínia, derrotando o republicano Glenn Youngkin, enquanto Mikie Sherrill foi eleita governadora de Nova Jersey, superando Jack Ciattarelli.

O ex-presidente Barack Obama parabenizou os correligionários pelas vitórias, afirmando nas redes sociais que os resultados mostram “a força de líderes comprometidos com causas sérias e o futuro do país”.