Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem sendo brutalmente espancado por integrantes de uma facção criminosa, após ter sido acusado de praticar furtos contra moradores de uma comunidade dominada pelo crime organizado. As imagens, gravadas em uma área de mata, mostram o suspeito, de barba e visivelmente ferido, sendo “julgado” no chamado tribunal do crime, ritual usado por facções para punir quem desrespeita suas regras.
Durante o vídeo, o homem — que aparenta estar sob efeito de entorpecentes — admite que está sendo punido pela segunda vez. Um dos criminosos, que aparece fora das câmeras, afirma que esta será “a última chance” e alerta que, se ele voltar a cometer novos delitos na região, será executado.
Enquanto confessa seus erros, o homem é obrigado a ajoelhar e recebe várias pauladas nas mãos, gritando de dor e implorando para que parem. O vídeo termina com o grupo reiterando que “quem rouba dentro da favela morre”.
A prática do chamado tribunal do crime é comum em áreas controladas por facções, especialmente do Comando Vermelho (CV), que impõe suas próprias leis e castigos em comunidades onde o Estado tem pouca presença. Em muitos casos, as vítimas dessas “sentenças” acabam mortas ou desaparecidas.
As autoridades ainda não confirmaram onde e quando o vídeo foi gravado, mas o caso deve ser investigado pela Polícia Civil, uma vez que a gravação viralizou nas redes sociais e gerou forte repercussão pela violência das imagens.