PREFEITURA – A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está intensificando o monitoramento de unidades históricas no centro da capital amazonense. Utilizando o aplicativo ArcGIS Field Maps, a Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) já mapeou 471 imóveis em 32 ruas e avenidas da zona Sul da cidade. Esse número representa 28,4% do total de 1.656 imóveis e terrenos incluídos no Decreto Municipal 7.176/2004, que regulamenta a preservação de bens históricos e culturais da cidade.
Entre os 471 imóveis monitorados até o momento:
- 87 imóveis (18,4%) apresentam algum grau de risco de vandalismo;
- 8 imóveis (1,6%) possuem obras licenciadas;
- 17 imóveis (3,6%) estavam com construções ou reformas irregulares;
- 47 imóveis (9,9%) foram identificados como abandonados.
O uso do aplicativo eliminou a necessidade de fichas de cadastro em papel, acelerando o processo de mapeamento e monitoramento das unidades de preservação. Os dados coletados em campo são transmitidos em tempo real para um software no Implurb, proporcionando maior agilidade e precisão geográfica.
A equipe da GPH realiza o monitoramento todas as terças e quintas-feiras e um domingo por mês. Nas próximas duas semanas, o trabalho será realizado na avenida Joaquim Nabuco e nas ruas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher. O objetivo é atualizar as condições dos imóveis, verificando se estão em uso, abandonados, degradados, ou alvo de vandalismo.
A população também pode contribuir com o monitoramento, reportando imóveis abandonados, degradados ou vandalizados no centro antigo por meio do telefone (92) 3625-6577.
Landa Bernardo, arquiteta e urbanista responsável pela GPH, destacou a importância de manter os imóveis históricos bem conservados. “As unidades particulares são de responsabilidade de seus proprietários. A salvaguarda e a manutenção desses imóveis são essenciais para evitar abandono, vandalismo e ocupações indevidas, garantindo a preservação da edificação e a segurança do entorno,” afirmou.
O monitoramento in loco permite verificar a situação de prédios, casarões e outros imóveis de interesse histórico, identificando possíveis danos, alterações ou obras irregulares. A GPH realiza atendimento presencial às segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h, e também recebe denúncias e informações pelo telefone (92) 3625-6577.
O novo aplicativo trouxe avanços significativos no monitoramento dos imóveis históricos do centro de Manaus. A precisão geográfica e a rapidez na coleta e atualização de dados agilizam as ações de preservação e fiscalização, fortalecendo a proteção do patrimônio histórico da cidade.