MENU

Conferência Mundial de Robótica 2024 impressiona entusiastas da tecnologia; assista

Por Redação Vizinho TV Para o Vizinho TV

26 de agosto de 2024

TECNOLOGIA – A Conferência Mundial de Robótica 2024, realizada em Pequim, terminou neste domingo, 25, consolidando-se como um dos eventos mais importantes no campo da robótica. Com o tema “Co-Fomentando Novas Forças Produtivas de Qualidade para um Futuro Inteligente Compartilhado”, o evento de cinco dias reuniu uma variedade de participantes, incluindo especialistas em robótica, representantes de organizações internacionais, acadêmicos e empresários de diversos países.

A conferência foi organizada em três principais áreas: fóruns, exposições e competições. Ao todo, 169 empresas participaram, apresentando mais de 600 robôs inovadores, sendo que mais de 60 deles fizeram sua estreia no evento.

Na área de exposições, o destaque foi para 27 robôs humanoides, que demonstraram suas aplicações em áreas como indústria, saúde e serviços. Entre os modelos apresentados estavam o “Tiangong”, desenvolvido pelo Centro de Inovação em Robótica de Inteligência Artificial Incorporada de Pequim, e o Unitree G1, da Unitree Robotics.

As competições também atraíram grande atenção, com mais de 7.000 equipes e 13.000 competidores participando dos quatro grandes concursos organizados. Um dos destaques foi o Concurso de Robôs Controlados por Interface Cérebro-Computador, onde os visitantes puderam experimentar a tecnologia de controle cerebral, digitando números na tela apenas com o uso do cérebro e dos olhos.

O professor Gai Keke, do Instituto de Tecnologia de Pequim, ressaltou a importância crescente dos robôs em setores como agricultura e saúde. Ele também mencionou que áreas como educação, transporte, energia e entretenimento estão cada vez mais demandando tecnologias robóticas.

A indústria de robótica na China tem se destacado como um fator crucial para a inovação global. Segundo Gai, o país possui vantagens significativas na “aplicação e mercado” de robôs, o que contribui para uma cadeia industrial robusta e um desenvolvimento acelerado da tecnologia. Ele também destacou que o grande número de técnicos em robótica na China fortalece ainda mais esse crescimento.