Segundo o vereador, os pacientes relatam o déficit no efetivo médico nos Hospitais, causando demora e transtorno
Na sessão plenária desta terça-feira (14/05), o vereador Dione Carvalho apresentou denúncias encaminhadas ao seu gabinete sobre os atendimentos nos hospitais para crianças em Manaus. Muitos pacientes aguardam horas para serem atendidos, e o parlamentar, em seu discurso, cobrou agilidade nos atendimentos e na marcação de cirurgias. Ele também denunciou que muitos pacientes aguardam pelas cirurgias sem perspectiva de atendimento.
De acordo com o vereador, os pacientes relatam a falta de médicos nos hospitais, o que causa demoras e transtornos. Muitos pacientes passam longos períodos sem comer, não por falta de alimentos, mas por falta de assistência no momento.
O vereador solicitou a presença do governador Wilson Lima e da secretária Nayara Maksoud para fiscalizar as unidades mencionadas em seu discurso, com destaque para os hospitais Joãozinho e Pronto Socorro da Criança Zona Sul, onde o número de denúncias foi maior.
Dione Carvalho mencionou a Lei 80/80, que regula as ações e serviços de saúde em todo o território nacional. Essa lei estabelece diretrizes para a prestação de assistência à saúde, seja ela executada por entidades públicas ou privadas. O vereador ressaltou que, frequentemente, essa lei não é respeitada, sendo necessário recorrer a ações judiciais para garantir um direito que já está assegurado na Constituição Federal (CF).
“Deixo claro que não sou contra o Governador e muito menos o prefeito de Manaus, mas quando se trata de crianças cardiopatas e da saúde pública, sempre estarei cobrando e fiscalizando. A saúde é a única área em que não se pode brincar; é preciso agir”, enfatizou o vereador.