Participaram da operação policiais civis do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e da Delegacia Fluvial (Deflu), policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE) e agentes da Polícia Federal.
O momento decisivo da operação foi registrado quando cinco colombianos foram surpreendidos e detidos por volta das 10 horas da manhã em uma residência do condomínio de luxo no Tarumã.
Na residência, as autoridades encontraram aproximadamente 160 quilos de drogas, indicando uma operação de grande porte. As diligências prosseguiram, levando à apreensão de mais 150 quilos de entorpecentes no estaleiro. Um cidadão amazonense também foi preso no local, suspeito de dar apoio logístico ao grupo de colombianos. Segundo as investigações, a maior parte da droga apreendida é composta por maconha tipo skunk, com uma parcela significativa de cocaína.
A suspeita é de que esse material faça parte de um carregamento total de 800 quilos de drogas que teria chegado a Manaus e já estaria em processo de distribuição. Os esforços investigativos continuam, com o objetivo de localizar e prender outros possíveis envolvidos nessa operação criminosa, além de apreender o restante da droga que ainda possa estar em circulação.