Manaus – Um jacaré fêmea chamou a atenção dos moradores do bairro Raiz, na Zona Centro-Sul de Manaus, ao ser avistado em um rip-rap localizado na rua Francisco Couto, próximo à avenida Tefé, na manhã desta sexta-feira (1º). Imagens gravadas por vizinhos mostram o réptil a poucos metros das casas da região, o que gerou curiosidade e preocupação entre os moradores.
De acordo com relatos, o animal já havia sido visto em outras ocasiões circulando pelo igarapé que corta a área, mas desta vez se aproximou muito mais das residências. Crianças do bairro chegaram a se aproximar do jacaré e, em tom de brincadeira, tentaram incentivá-lo a abrir a boca, gesto que poderia ter provocado um acidente.
A presença de jacarés em áreas urbanas de Manaus é relativamente comum, principalmente em bairros cortados por igarapés e canais de esgoto a céu aberto. Especialistas alertam, no entanto, que esses animais, apesar de parecerem tranquilos, podem atacar caso se sintam ameaçados.
A recomendação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) é que a população evite qualquer contato com o animal e acione imediatamente os órgãos competentes. A remoção deve ser feita apenas por profissionais treinados, pois os jacarés podem atingir até três metros de comprimento e possuem mordidas extremamente fortes.
O caso reforça a necessidade de campanhas de conscientização sobre a convivência com a fauna silvestre em Manaus, já que a expansão urbana tem levado cada vez mais animais a buscarem alimento e abrigo próximos a residências.