MENU

Liberado: prefeitura de Manaus entrega Alça Viária do Viaduto Rei Pelé em tempo recorde

Por Redação Vizinho TV Para o Vizinho TV

27 de agosto de 2024

PREFEITURA – Nesta terça-feira, 27, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), liberou a alça viária do Viaduto Rei Pelé, localizada na área da bola do Produtor, zona leste da capital. As obras foram concluídas em tempo recorde, em apenas oito meses, interligando as avenidas Autaz Mirim e Camapuã. A nova estrutura promete aliviar significativamente os congestionamentos que frequentemente ocorriam na região, especialmente durante os horários de pico.

De acordo com Heliatan Botelho, secretário de Obras da Prefeitura de Manaus, a conclusão rápida da alça viária demonstra o compromisso da administração municipal em melhorar a mobilidade urbana da capital. “A alça viária superior foi concluída em tempo recorde, em apenas oito meses, demonstrando a celeridade e o compromisso da Prefeitura de Manaus com os cidadãos da capital”, destacou Botelho. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estima que cerca de 1.100 veículos circulavam diariamente pela Autaz Mirim e pela Camapuã durante o horário de pico. Com a nova alça viária, a expectativa é de que até 1.500 veículos possam trafegar livremente por hora, em qualquer horário.

Apesar da entrega da alça viária, as obras no Viaduto Rei Pelé ainda não estão totalmente concluídas. A segunda etapa do projeto, que inclui a construção da trincheira na parte inferior do complexo, segue em andamento. Essa obra visa conectar o bairro Jorge Teixeira às avenidas Camapuã e Autaz Mirim, e segundo Botelho, a meta é concluir essa fase nos próximos meses, idealmente como um presente de Natal para a cidade de Manaus.

A construção da alça viária envolveu a colocação de 450 toneladas de massa asfáltica ao longo de 320 metros de extensão e 5,5 metros de largura. Além disso, foram construídos oito pilares, instaladas 21 vigas longitudinais e 108 estacas raiz. No total, foram utilizados 245.452,96 quilos de aço e 1.799,88 metros cúbicos de concreto. As obras da trincheira, por sua vez, estão 37% concluídas e atualmente envolvem serviços de escavação, perfuração de estacas, instalação de tirantes e injeção de concreto, etapas essenciais para a contenção do solo.

Com a liberação da alça viária superior, a dinâmica de tráfego na área da bola do Produtor mudou. Paulo Henrique, diretor-presidente do IMMU, explicou que os motoristas que trafegam pela Autaz Mirim em direção à Camapuã não precisam mais utilizar a rotatória. Agora, é possível seguir diretamente à esquerda pela alça de acesso, evitando o congestionamento. O IMMU manterá equipes no local durante o dia para orientar os motoristas.