Lula saúda papa Leão XIV e reforça convergência com pautas do Vaticano

Lula Papa

08 de maio de 2025 às 22:18 - Horário de Manaus

Por Redação VizinhoTV Para o Vizinho TV

Presidente destaca valores de solidariedade, paz e justiça social em mensagem ao novo pontífice

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nesta quinta-feira (8) após a eleição do novo líder da Igreja Católica. O cardeal norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, foi escolhido como sucessor de Francisco e adotou o nome Leão XIV, tornando-se o primeiro papa nascido nos Estados Unidos.

Em publicação nas redes sociais, Lula desejou um pontificado pautado pelos princípios defendidos por seu antecessor. “Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, escreveu o presidente.

Lula também destacou a importância da solidariedade e do humanismo em um cenário internacional marcado por tensões, guerras e desigualdades. “Não precisamos de guerras, ódio e intolerância”, afirmou.

A declaração reforça o alinhamento do governo brasileiro com pautas frequentemente abordadas pelo Vaticano, como justiça social, preservação ambiental e inclusão. A mensagem foi bem recebida por líderes religiosos e fiéis que enxergam na transição papal uma oportunidade de renovação, sem ruptura, do compromisso humanitário da Igreja.