ENTRETENIMENTO – A Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, anunciou nesta terça-feira, 27, a programação e o site oficial do “Manaus Passo a Paço 2024”, o maior festival de artes integradas do Norte do Brasil. O evento de lançamento ocorreu no mirante Lúcia Almeida, no Centro de Manaus.
O festival, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, promete atrair mais de 400 mil pessoas ao centro histórico da cidade, em um espaço ampliado de 63 mil metros quadrados. Com 14 palcos e aproximadamente 1.200 artistas, o evento também deve gerar mais de oito mil empregos diretos e indiretos.
Os ingressos para o festival serão adquiridos por meio de troca de alimentos não perecíveis. Para garantir as pulseiras, os interessados devem se inscrever no site oficial (https://eventos.manaus.br), escolher o dia e o palco de preferência, selecionar um dos cinco pontos disponíveis para retirada das pulseiras e realizar a troca do alimento. As pulseiras, equipadas com um chip ligado ao CPF do cadastrado, serão a única forma de acesso ao evento.
Line-up e atrações
O “Manaus Passo a Paço 2024” trará uma programação diversificada, distribuída em mais de dez áreas no centro da cidade. O palco Mangueira será dedicado exclusivamente a artistas locais, enquanto os dois principais palcos, Malcher e Alfândega, receberão atrações de destaque.
No dia 5 de setembro, o Palco Malcher terá apresentações de Alok, Luiza Sonza, Luan Santana e João Gomes, enquanto o Palco Alfândega receberá Matuê, Pitty e Capital Inicial. No dia 6, o Palco Malcher contará com Pixote, MC Don Juan e Manu Batidão, e o Palco Alfândega terá shows de Maneva e Lorena Simpson. O dia 7 será marcado pelas apresentações de Titãs, Chitãozinho e Xororó, e Wesley Safadão no Palco Malcher, com o Palco Alfândega dedicado às atrações infantis e religiosas, como Patati e Patatá, Som Louvor, Aline Barros e Padre Antônio Maria.
Durante os três dias de festival, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará presente com uma estrutura médica próxima ao Palco Malcher. A equipe de saúde, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, estará preparada para atender qualquer eventualidade. A Semsa também reforça a importância de cuidados em relação ao clima, recomendando o uso de roupas leves, ingestão de água e alimentação adequada devido à presença de fumaça na cidade.
Além da saúde, o festival contará com diversas ações coordenadas pelo Plano de Ações Integradas (PAI) do Centro de Cooperação da Cidade (CCC). O evento será monitorado em tempo real por 120 câmeras estrategicamente posicionadas. Outras atividades incluem uma feira de artesanato e gastronomia, espaço kids e urbano, e ações de assistência social conduzidas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que atuará no combate à exploração sexual, abuso infantil, violência contra a mulher, e dará suporte a pessoas com deficiência (PcD) e autistas, que terão um espaço sensorial dedicado.
Entenda o trânsito durante evento
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) cuidará do ordenamento do trânsito durante o festival. O acesso ao centro da cidade será feito prioritariamente pela Getúlio Vargas, com o fluxo de ônibus mantido sem interrupções. A entrada do terminal central será livre, e os ônibus vindos da zona Leste deverão acessar o local pela rua Leonardo Malcher.
Segundo o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a programação de trânsito segue o modelo do ano anterior, com melhorias contínuas baseadas em aprendizados adquiridos em edições passadas do evento.