PSDB mira fortalecimento no Norte e aposta na reeleição de Plínio Valério ao Senado

12 de agosto de 2025 às 22:06 - Horário de Manaus

Por VizinhoTV Para o Vizinho TV

MANAUS (AM) – O encontro das executivas municipais, estadual e nacional do PSDB, realizado em Manaus e comandado pelo presidente nacional do partido, Marconi Perillo, definiu as primeiras estratégias para as eleições de 2026. A prioridade anunciada foi a reeleição do senador Plínio Valério (PSDB-AM) e o fortalecimento da bancada tucana na Câmara dos Deputados, condição essencial para ampliar o acesso aos recursos do Fundo Partidário e permitir uma disputa mais equilibrada com as grandes siglas.

Durante as reuniões, que contaram com a participação de integrantes das executivas municipais e estadual, Marconi destacou também a reestruturação do PSDB na região Norte como parte do esforço nacional para recuperar protagonismo no cenário político.

“Peguei o PSDB num momento difícil, quando atingimos o mínimo de representatividade parlamentar. O senador Plínio foi um guerreiro na resistência, aguentando as pontas quando perdemos a liderança, sustentou sozinho e soube aglutinar dois valorosos senadores, Styvenson e Oriovisto, recuperando a liderança. Esse trabalho foi fundamental para a retomada do protagonismo no Senado”, afirmou Marconi.

O presidente nacional do PSDB elogiou o desempenho parlamentar de Plínio e afirmou que sua atuação será a principal vitrine na campanha pela reeleição. Ele também reforçou que, além da vaga no Senado, o partido quer ampliar sua representação na Câmara Federal, eleger governadores e fortalecer a base estadual.

“Nosso líder vem fazendo um trabalho exemplar no Senado, com clareza e coragem. Aqui, a prioridade é a reeleição do senador Plínio e a formação de uma nominata competitiva de deputados federais e estaduais. Na defesa das pautas do Amazonas, Plínio tem todo nosso respaldo”, disse Marconi.

“O PSDB tem história e futuro”, diz Plínio Valério

Animado com o encontro, Plínio ressaltou que o partido vive um momento de crescimento e que a meta é dobrar a bancada federal.

“Estamos construindo um partido forte, com compromisso com o país e com a região Norte. O PSDB tem história, serviço prestado e, mais do que nunca, futuro. No Senado, temos três senadores e 13 deputados federais, e queremos dobrar essa representatividade. Isso é fundamental para competir de forma justa. O partido estava definhando, mas agora está crescendo”, afirmou o senador.

Sobre as pesquisas de intenção de voto, Plínio disse que ainda é cedo para fazer avaliações e lembrou que em 2018 começou a campanha atrás nas sondagens e venceu a eleição.

“Tomara que as pesquisas repitam o que aconteceu na minha eleição, quando não aparecia nos levantamentos e acabei vencendo. Para o partido, eleger deputados federais é prioridade, e vamos colaborar com isso. Já está decidido que não haverá fusão, mas pode haver federação. A partir daí, sabemos que caminho seguir”, concluiu.