Plinio diz que a COP30 esvaziada de Belém já é um fracasso, mas o resultado será trágico para os povos da Amazônia

05 de novembro de 2025 às 22:12 - Horário de Manaus

Por Redacao VizinhoTV Para o Vizinho TV

BRASÍLIA – Em discurso hoje no Plenário do Senado, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse que já está comprovado o fracasso da COP 30 que começa amanhã em Belém. Ele chamou de circo o oba e o clima de festa de um evento que resultará em resoluções que vão penalizar ainda mais principalmente os amazônidas, impedindo brasileiros de explorar suas riquezas naturais enquanto se calam sobre o desmatamento 14 quilômetros de floresta virgem para asfaltar e dar acesso a carros oficiais aos evento, toneladas de óleo diesel estão sendo despejados diariamente por barcos e transatlânticos nos rios da Amazônia, centenas de jatinhos poluindo as florestas e a ausência de representantes das grandes potências poluidoras como os Estados Unidos confirmam o esvaziamento e o fracasso dessa COP.

Plínio disse que o mesmo povo que está agora, com seu laptop, com seu iPhone, no ar-condicionado do barco, com sua internet, com tudo que a vida confortável pode proporcionar, são os mesmos que querem condenar os povos da Amazônia a uma pobreza eterna. E não pode, como amazônida, ficar tolerando esse tipo de espetáculo.

Plínio disse estar cada vez mais ciente, do que previu desde o começo : será uma COP do fracasso. Os organizadores vão travar uma queda de braço com a opinião pública para ignorar a miserabilidade da população de Belém, a falta de saneamento básico , de querer dizer que está tudo correndo bem. Mas não está. Mas os resultados serão trágicos para o Brasil, sem falar nos gastos bilionários espetados nas costas do contribuinte brasileiro.

 

‘É um fracasso total, mas vai servir para que os representantes dos países do “primeiro mundo” deixem o dever de casa para que nós possamos cumprir. Roraima vai pagar o pato, o Amazonas vai continuar pagando, o Amapá, o Pará também. Vão nos dar deveres, para que nós não possamos mexer, em hipótese alguma, nos nossos recursos naturais. Assim, o potássio de Altazes não pode ser explorado, o gás de Itapiranga não pode ser mais explorado, as minas, o ouro, tudo não pode mais, o nióbio que tem lá no Município de São Gabriel da Cachoeira, que detém 96% da reserva de nióbio do planeta.. Temos urânio, tem ouro. E a gente não pode mexer’, protestou Plínio.

Segundo Plínio, vão dizer que a COP foi sucesso, mas as fotos e os vídeos vão mostrar que não foi.
‘E eu estou aqui, pronto para mostrar aqueles vídeos daquela operação terrível da Polícia Federal, quando detonou, com explosivos, os flutuantes dos mineradores familiares lá de Humaitá e Manicoré. Estarei aqui para desmenti-los’, Completou.