“O coração dele estava queimando”: técnica de emfermagem acusa médica de demora e omissão no atendimento de Benício no Hospital Santa Júlia

Manaus (AM) – A técnica de enfermagem Raíssa, que participou do atendimento ao menino Benício Xavier, de 6 anos, no Hospital Santa Júlia, prestou depoimento na manhã desta sexta-feira (28) no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Zona Centro-Sul de Manaus. O caso investiga as circunstâncias que levaram à morte da criança, ocorrida no último sábado (22), após receber uma dose de adrenalina durante um procedimento médico.

Raíssa chegou à delegacia antes da médica responsável pela prescrição da medicação e falou rapidamente com a imprensa antes de entrar para prestar esclarecimentos. Bastante abalada, ela relatou detalhes dos primeiros minutos do atendimento.

Segundo a técnica, ela havia retornado do intervalo quando foi informada que Benício aguardava atendimento na pediatria. Ao chegar ao setor, a criança já apresentava sinais de mal-estar.

“Quando eu cheguei, ele já estava para ser atendido. A médica perguntou o que estava acontecendo e eu informei que a criança estava tendo uma reação à adrenalina. Ela disse ‘tá bom’, e voltei para a pediatria. Quando eu chamei ele, ele começou a ficar pálido, a boca perdeu a cor e ele disse que o coração estava queimando. Eu corri e chamei a médica e a equipe de enfermagem para auxiliar”, relatou.

Ainda segundo Raíssa, a médica teria pedido para “esperar um pouco” antes de intervir, enquanto o quadro de Benício piorava rapidamente.

“Ele já estava com muita dificuldade para respirar. Colocamos um cateter nasal e chamamos a médica novamente. Quando ela chegou, ficou procurando culpados e chegou a indagar a mãe. A médica disse que não tinha autorizado fazer, mas nós, profissionais de enfermagem, não podemos fazer nada além do que está prescrito. Ainda que ela tivesse pedido na hora, eu não posso administrar sem estar escrito”, afirmou.

Raíssa também declarou que a criança já estava em estado extremo quando a equipe tentou reverter o quadro.

A Polícia Civil continua ouvindo testemunhas e deve solicitar documentos internos do hospital, como prontuários, prescrições e escala de plantão. A família pede justiça e afirma que houve negligência no atendimento.

O Hospital Santa Júlia ainda não se manifestou publicamente sobre o depoimento da técnica de enfermagem. O caso segue sob investigação.

Publicidade

DESTAQUES

“Graças a Deus”: vídeo mostra policial de folga desengasgando recém-nascido e acalmando mãe nervosa; veja
Tristeza na BR-319: acidente com caminhão frigorífico mata dois trabalhadores na madrugada desta segunda-feira; veja vídeos
Vídeo mostra canoeiro salvando mulher que se afogava embaixo da Ponte Phelippe Daou no Rio Negro; veja
Família vai pra porrad4 na frente do HPS Platão Araújo por conta do corpo do parente que morreu: “o corpo vai lá pra casa”; veja vídeos
“Onde o filho chora e a mãe não vê”: paraense vai para a guerra na Ucrânia e chora ao ser capturado: “Mentiram pra mim”; veja vídeo
Tramitação da PEC do fim da escala 6×1 continua travada no Senado Federal
Governo Roberto Cidade apresenta resultados da operação Segurança Presente que apreendeu mais de duas toneladas de drogas em Coari
Absurdo: homem coloca mulher para mam4r no meio da rua em Carauari (AM); veja vídeo
Prazo para pagamento da taxa do Enem 2026 termina nesta segunda-feira (22)
Festival de Parintins 2026: Garantido emociona o Bumbódromo em ensaio técnico aberto ao público
Paraense relata arrependimento após ser detido em conflito entre Rússia e Ucrânia
Técnica de enfermagem sai do plantão e é atropelada junto com o companheiro na avenida Djalma Batista em Manaus; veja vídeo
Roberto Cidade cresce e consolida liderança técnica em nova pesquisa para o governo
“Fiquei toda quebrada”, diz ex-Rainha do Guaraná após ataque do companheiro que foi preso e solto em audiência de custódia; veja
Homem é encontrado morto com marcas de tiros em área de mata em Itacoatiara no Amazonas
Anvisa reduz suspensão e libera parte dos produtos da Ypê após apresentação de laudos