AMAZONAS – A arena do Bumbódromo, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), foi tomada pelo azul na noite desta terça-feira (23/06) durante o ensaio técnico do Boi Caprichoso. A apresentação marcou o encerramento do ciclo de ensaios gerais do bumbá antes das três noites oficiais do 59º Festival de Parintins, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho.
Com arquibancadas lotadas pela torcida azulada, o espaço se transformou em uma verdadeira prévia do espetáculo que será apresentado no festival. A galera do Caprichoso cantou em coro as toadas, vibrou com cada evolução e elevou a energia da apresentação, reforçando o clima de expectativa para a disputa contra o rival Garantido.
O ensaio reuniu todos os segmentos do bumbá, permitindo os ajustes finais de sincronização entre itens oficiais, corpos artísticos, Marujada de Guerra e demais componentes que estarão em cena no espetáculo competitivo. Também foram afinadas marcações de entrada, deslocamentos coreográficos e transições de cena, fundamentais para o desempenho nas três noites.

Um dos destaques da noite foi a atuação dos corpos artísticos, responsáveis por dar vida às coreografias e narrativas que serão apresentadas no festival. Outro elemento que chamou atenção foi a utilização de uma rampa cenográfica, que ampliou as possibilidades de evolução dos itens individuais e reforçou o impacto visual das apresentações.
O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, destacou o trabalho intenso da equipe e reafirmou o compromisso com um espetáculo de alto nível para a torcida e o público do festival.
“O Caprichoso sempre preparou grandes espetáculos e não será diferente este ano. Nosso grupo de artistas trabalha incansavelmente para entregar aquilo que a torcida espera: três noites de festival com surpresas, inovação e emoção. Nosso objetivo é fazer o festival crescer ainda mais, valorizando todos que acreditam e investem nessa manifestação cultural”, afirmou.

A expectativa também é compartilhada pelos itens oficiais. O Amo do Boi, Caetano Medeiros, ressaltou a preparação ao longo da temporada e a confiança na apresentação.
“Estou ansioso e feliz para o festival. Acompanhei todo o processo e sei que vamos entregar um grande espetáculo. Será mais uma apresentação no padrão Caprichoso, com versos preparados e muita emoção no Bumbódromo”, disse.
Entre os corpos artísticos, a emoção da estreia marcou o clima de preparação. A integrante da cênica, Elizabelle Lopes, destacou a responsabilidade de se apresentar diante de um Bumbódromo lotado.

“É uma estreia que dá frio na barriga, principalmente com o Bumbódromo cheio. Foram meses de ensaios envolvendo crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. É um trabalho coletivo que exige dedicação e entrega emocional. Estamos prontos para dar o nosso melhor”, afirmou.
Com o ensaio finalizado, o Boi Caprichoso encerra oficialmente seu ciclo de preparação e chega à reta final para o Festival de Parintins 2026. Nas três noites de apresentação, o bumbá azul e branco será o primeiro a se apresentar no Bumbódromo, levando ao público um espetáculo construído ao longo de meses de trabalho, arte e dedicação coletiva.
