Após quase cancelar vários shows e precisar se ausentar de outros por conta de problemas de saúde, Nattan anunciou que vai dar uma pausa na carreira. Através de um vídeo, publicado no Instagram na segunda-feira (1º/01), o cantor revelou que descobriu uma bactéria no estômago e que o tratamento vem prejudicando sua voz, inclusive com o surgimento de edemas nas cordas vocais.
“Há uns 3 meses fui diagnosticado com H-Pylori, falei isso pra vocês. Comecei esse tratamento muito intensivo com antibióticos bastante fortes, 14 dias de remédio. E esses remédios me deram muito refluxo”, começou o rapaz.
Em seguida, ele contou como seu corpo reagiu às medicações misturadas: “E os remédios que eu estava tomando para refluxo, eu não conseguia administrar durante esse tratamento com antibiótico. Isso me causou bastante edema e inchaço nas cordas vocais. Esse é um dos elos dessa corrente, são várias causas e acabei me prejudicando bastante”.
Nattan deu alguns detalhes de como sua voz ficava em alguns momentos: “Eu chegava no show perfeitamente bem, com a fonoaudióloga direto do meu lado e, com 20, 30 minutos de show minha voz sumia totalmente, do nada. Não consegui cantar, não consegui voltar”, relatou, antes de desabafar:
“É muito doloroso para um cantor está querendo cantar no palco, está querendo se expressar ali em um momento tão feliz e não consegui cantar. Tem um vídeo que [mostra] 0h15 eu cantando com uma voz e 0h16, eu sem voz nenhuma. É inexplicável. Meio que isso assustou porque a gente não sabia o que estava causando isso”, disse.
Após dar detalhes dos problemas que vem enfrentando, o cantor rebateu críticas por ter cancelado uma das apresentações de fim de ano: “Pode ter certeza, se eu tivesse 5% de voz eu teria tentado fazer o show em Recife. Tomei medicamento, tomei injeção para tentar ficar melhor, para tentar fazer o show de Recife, mas não tinha voz nenhuma. À noite, eu estava tentando de todo jeito, assim como eu estava fazendo no Rio de Janeiro, que era um sonho para mim desde moleque, cantar no Réveillon de Copacabana, levando meu Nordeste para fora. Essa foi uma oportunidade muito grande”.
Logo depois, ele deu mais detalhes sobre o show na virada do ano: “Eu fui bem abraçado pelo Rio de Janeiro e não poderia deixar de tentar. Na terceira música do show a minha voz já deu fraquejada, já deu uma parada, diminuída e eu já estava no palco. Olhei para cima, pedi a Deus, consegui fazer uma hora de show e graças a Deus deu tudo certo. Quando eu pisei para fora do palco a minha voz ficou totalmente rouca de novo”, pontuou.
O artista, então, falou sobre a pausa nas apresentações: “Esse é o momento de parar, esse é o momento de me cuidar, é o momento de me juntar com as pessoas, com os médicos que estão me acompanhando para ver realmente qual o tratamento a fazer”, declarou, antes de continuar:
“Eu quero voltar para vocês seguro, eu quero voltar para vocês quando estiver com a voz 100%, cantando, levando essa alegria que vocês sempre vão ver, como eu sempre disse aqui dentro do meu coração e nas minha músicas e está bem”, declarou.
No fim, ele explicou o motivo de decidir parar: “Me cuidar, ver cada ponto, se é um ponto alérgico, se é um ponto de refluxo, cuidar com fono, mas só voltar bem. Porque eu não quero estar fazendo um show no dia 1º, sem saber se no segundo vou ter voz pra cantar. Não quero estar quebrando compromisso. Vou me cuidar, voltar 100% pra vocês, levando sempre alegria”, encerrou.