O senador Plínio Valério destacou, em pronunciamento na tribuna, a necessidade de aprovação urgente da PEC 65, que confere autonomia orçamentária e poderes intransferíveis ao Banco Central para a gestão do PIX, sistema de pagamentos que movimenta milhões de transações diárias e é considerado patrimônio do povo brasileiro. Segundo Plínio, o sistema está ameaçado por propostas do governo que poderiam taxar operações do PIX de forma unilateral, prejudicando milhões de correntistas.
Durante a sessão, o senador pediu apoio dos colegas parlamentares contra a obstrução do governo à votação da PEC, que também garante recursos para ampliar a equipe técnica responsável pela operação e fiscalização do PIX, protegendo os usuários contra cerca de 19 tentativas de fraude por minuto e o aumento expressivo de ataques cibernéticos, que já resultaram no desvio de aproximadamente R$ 4 bilhões apenas neste ano.
Além de defender a PEC, Plínio apresentou projeto próprio com teor semelhante, como alternativa para evitar a obstrução governamental. No entanto, ele reforçou que a prioridade é a aprovação da PEC, considerada fundamental para que o Banco Central modernize sua estrutura, fortaleça a segurança do sistema e garanta proteção aos usuários.
Segundo o senador, a autonomia financeira permitirá ao BC investir em tecnologia, contratação de especialistas e mecanismos de prevenção contra fraudes, garantindo maior transparência e segurança para o sistema de pagamentos instantâneos, que se tornou essencial para a economia brasileira.