UEA Realiza Provas de Proficiência em Língua Estrangeira para 160 Candidatos

22 de agosto de 2024 às 20:01 - Horário de Manaus

Por Redação Para o Vizinho TV

Manaus – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aplicou, nesta quinta-feira (22/08), as provas de proficiência em competência leitora em espanhol e inglês. As avaliações, que aconteceram na Escola de Direito (ED/UEA), foram organizadas para atender às demandas dos programas de pós-graduação da instituição, conforme a resolução 022/2024 aprovada pelo Conselho Universitário (Consuniv) sob a gestão do reitor André Zogahib.

Essa é a primeira vez que a UEA realiza, de forma institucionalizada, a aplicação desses testes de proficiência. Ao todo, 160 candidatos, vinculados a dez programas de pós-graduação, participaram do processo. Além de Manaus, as provas também foram aplicadas nos municípios de Tefé e Parintins.

A proficiência em língua estrangeira é um requisito obrigatório para os alunos de pós-graduação, sendo essencial para a produção científica e a internacionalização da universidade. Os testes avaliam o nível de compreensão dos candidatos, o que é fundamental, considerando que muitos materiais acadêmicos estão em idiomas estrangeiros.

“Os alunos podem se habilitar, por meio dos testes, e se preparar para o início de suas pesquisas, pois sabemos que em muitas áreas das ciências os materiais estão em idioma estrangeiro. Além das provas, a ARI/UEA também prepara o candidato para a realização dos testes, com cursos de curta duração em que se desenvolvem as competências leitoras e de compreensão”, afirmou Vanúbia Moncayo, diretora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI/UEA).